Caracterização dos Hábitos e Sintomas Vocais de Locutores de Rádio

Autores

  • Priscilla D. Molin
  • Maíra da Silva
  • Ana P. Chuproski
  • Juliana F. M. Galli
  • Ana P. Dassie-Leite
  • Vanessa Veis Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Palavras-chave:

disfonia, distúrbios da voz, saúde do trabalhador, sintomas, voz.

Resumo

Objetivo: caracterizar os hábitos e sintomas vocais de locutores de rádio. Método: estudo observacional, descritivo e transversal, cuja população foi constituída por 31 locutores, de ambos os sexos, sendo 28 homens e três mulheres, que pertenciam a seis emissoras de rádio com modo de transmissão AM e FM, localizadas em uma cidade do interior do Paraná. Todos os participantes responderam a um questionário composto por 30 perguntas objetivas sobre hábitos saudáveis e deletérios e sintomas vocais. Resultados: a quantidade média de sintomas foi de 2,13. O hábito vocal saudável de maior ocorrência foi “ingestão de água em temperatura ambiente” (n=25; 80,60%) e os deletérios foram “tosse ou pigarro” (n=11; 35,5%) e “fala em forte intensidade” (n=11; 35,5%). A maioria dos locutores não pratica esportes (p<0,001), não teve necessidade de modificar o padrão vocal para atuar na área (p<0,001), não possuí problemas respiratórios (p<0,001) e não teve problemas vocais diagnosticados (p<0,001). À medida que a quantidade de hábitos deletérios aumenta, maior também é a quantidade de sintomas (p=0,001). Observou-se, também, que locutores que tiveram formação profissional específica possuem maior quantidade de hábitos saudáveis (p=0,021). Os indivíduos que precisaram modificar o padrão vocal para poder trabalhar com locução estão na profissão há mais tempo que os sujeitos que não precisaram modificá-lo (p=0,047). Conclusões: a média de sintomas referida por locutores de rádio é baixa. Apesar disso, a adoção de hábitos deletérios pode desencadear alterações vocais, tornando-se importante o trabalho de promoção da saúde vocal junto a essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscilla D. Molin

Fonoaudióloga Clínica; Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Maíra da Silva

Fonoaudióloga Clínica; Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Ana P. Chuproski

Fonoaudióloga Clínica; Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Juliana F. M. Galli

Fonoaudióloga; Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo (SP), Brasil;

Ana P. Dassie-Leite

Fonoaudióloga; Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Irati (PR), Brasil; Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Vanessa Veis Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Fonoaudióloga; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2014-02-22

Como Citar

D. Molin, P., da Silva, M., Chuproski, A. P., F. M. Galli, J., P. Dassie-Leite, A., & Ribeiro, V. V. (2014). Caracterização dos Hábitos e Sintomas Vocais de Locutores de Rádio. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13575

Edição

Seção

Artigos