Desempenho de escolares rurais em narrativas escritas e possíveis relações com variáveis de perfil

Autores

  • Eveline Bonki Fonoaudióloga em Clínica Particular.
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Palavras-chave:

educação, aprendizagem, linguagem infantil, estudantes.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar histórias escritas, produzidas por escolares, sem queixa de desenvolvimento de linguagem (oral e escrita), a partir de apoio pictográfico. De modo específico, pretendeu-se buscar nas histórias elementos que lhes conferissem coerência, relacionando esse desempenho com variáveis de perfil dos participantes. Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, realizado em uma escola municipal rural do interior do Estado do Paraná. Participaram 21 escolares, de ambos os gêneros e idades variando entre sete e nove anos. A coleta de dados consistiu da solicitação de duas narrativas - a história 1 e a história 2 - sendo que cada uma delas teve uma versão oral, após serem disponibilizadas, diante da criança, quatro figuras que, colocadas em sequência, formavam uma história e, uma escrita, originada dessa produção oral. A produção escrita das duas histórias é que foi tomada para análise. Os resultados indicaram que a maioria (71,42%) das crianças conseguiu produzir histórias coerentes, sendo 17 (80%) na história 1 e, 13 (61%) na história 2. Quanto à relação dessa coerência com o perfil dos escolares, na história 1 não houve associação estatisticamente significante, referente a nenhuma das variáveis analisadas (gênero, idade e escolaridade), ao passo que, na história 2, houve associação estatisticamente significante com o gênero (p-valor 0,027). Considera-se que a utilização do apoio pictográfico na elaboração de histórias confirmou-se como uma estratégia facilitadora da construção da mesma, pois este possibilitou a produção de narrativas coerentes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eveline Bonki, Fonoaudióloga em Clínica Particular.

Bacharel em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Irati, Paraná.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Bolsista do CNPq; Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo e pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), Braga, Portugal; Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, ambos da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Irati, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-02-23

Como Citar

Bonki, E., & Oliveira, J. P. de. (2014). Desempenho de escolares rurais em narrativas escritas e possíveis relações com variáveis de perfil. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14645

Edição

Seção

Artigos