A expressividade do cinema mudo na construção de significados

Leilane Lima Sena de Andrade, Ualisson Nogueira Nascimento, Sofia Hardman Côrtes Quintela, Larissa Azevedo Ramalho, Macella Ferreira Bomfim Cabral, Ingrid Caroline Barreto Mesquita, Aline Almeida Fontes, Renata Castelan Borges, Leilane Lima Sena de Andrade, Andrea Cristina Versuti

Resumo


Objetivo: analisar como a expressividade corporal e facial favorecem a construção de significados no filme Tempos Modernos. Métodos: pesquisa qualitativa, de caráter analítico. Foi analisada a expressividade do personagem Carlitos em três trechos do filme, que aconteceram em uma fábrica, nomeados como: início, descanso e aceleração do trabalho. Os trechos foram observados e discutidos pelo grupo de estudo e pesquisa “A Voz e suas Interfaces”. Resultados: O primeiro momento analisado, início do trabalho na linha de produção, observou-se Carlitos com gestos mecânicos, postura rígida, ombros retraídos e lateralização de cabeça. Na expressividade corporal: tensão facial, olhos focados e cansados, lábios protruídos, elevação das sobrancelhas. A emoção revelada por sua expressividade foi surpresa. No segundo momento, durante seu descanso, permanece conforme todos os aspectos supracitados. Este dado enfatiza o cárater robotizado que sua função provoca no protagonista. No terceiro momento, em que há aceleração da esteira para aumentar a produção, o protagonista intensifica os gestos mecânicos para apertar as porcas, ao alongar o pescoço, com o movimento afirmativo de cabeça e elevação dos ombros. Apresenta expressão facial com tensão, olhos bem abertos e piscar constante, transmitindo as emoções de surpresa associada ao medo. Conclusão: No cinema mudo, o ator utiliza a expressividade corporal e facial para transmitir a emoção e o contexto sociopoliticocultural. Este estudo demonstra que, através da mídia, o fonoaudiólogo pode aperfeiçoar seus conhecimentos científicos quanto à expressividade e sua relação com as emoções humanas, favorecendo seu trabalho com os profissionais que utilizam esses meios para levar a mensagem.


Palavras-chave


cinema como assunto; comunicação não verbal; fonoaudiologia.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.