Sujeitos Deficientes Intelectuais: o papel da linguagem na dinâmica familiar

Autores

  • Maria Fernanda Bagarollo
  • Marcela Brugnerotto
  • Camila Morais Damiani
  • Ana Paula de Freitas
  • Evani Andreatta Amaral Camargo
  • Vanessa Veis Ribeiro
  • Ivone Panhoca

Palavras-chave:

deficiência intelectual, desenvolvimento da linguagem, família, linguagem, pessoas com deficiência mental.

Resumo

Objetivo: desenvolver a compreensão sobre o papel da linguagem de deficientes intelectuais na dinâmica de suas famílias. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter retrospectivo observacional em que foram analisados relatos obtidos no contexto do grupo terapêutico fonoaudiológico. Foram realizadas transcrições de gravações, em vídeo, de encontros dos grupos terapêuticos de pais de deficientes intelectuais. Foram selecionados para análise relatos colhidos em três reuniões, nas quais os pais falaram sobre a linguagem de seus filhos. As categorias de análise selecionadas para o presente estudo foram: interesse das mães sobre a linguagem; dificuldade de compreender os filhos; dificuldade de ser compreendida pelos filhos; e, estigmatização. Resultados: verificou-se, por meio da análise dos resultados, que a linguagem é um tema de grande interesse das famílias, inclusive porque as características da linguagem desses sujeitos contribuem fortemente para sua estigmatização. Observou-se, também, que a forma como os pais se posicionam quanto à linguagem de seus filhos relaciona-se ao modo como se estabelecem as relações familiares, com consequências diretas para o desenvolvimento do sujeito deficiente. Conclusões: a troca de experiências entre participantes do grupo favoreceu a (re)significação de seus anseios, e da visão a respeito das potencialidades de seus filhos. Os pais reconheceram o papel essencial da linguagem como função social, bem como sua importância para a compreensão entre pais e filhos. A estigmatização do sujeito com deficiência esteve presente em todas as categorias de análise, o que sugere que as reuniões devam ser constantes, favorecendo as trocas e (re)significações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Fernanda Bagarollo

Fonoaudióloga; Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Irati, PR, Brasil; Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba; Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP.

Marcela Brugnerotto

Fonoaudióloga Clínica; Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Piracicaba, SP.

Camila Morais Damiani

Fonoaudióloga Clínica; Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Piracicaba, SP

Ana Paula de Freitas

Fonoaudióloga; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas, SP; Docente do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP.

Evani Andreatta Amaral Camargo

Fonoaudióloga, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, Campinas, SP; Docente do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, SP.

Vanessa Veis Ribeiro

Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil; Professora Colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Irati (PR).

Ivone Panhoca

Fonoaudióloga; Mestre e Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - IEL/UNICAMP, Campinas, SP; Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso da Universidade Mogi das Cruzes, São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2014-05-12

Como Citar

Bagarollo, M. F., Brugnerotto, M., Damiani, C. M., Freitas, A. P. de, Amaral Camargo, E. A., Ribeiro, V. V., & Panhoca, I. (2014). Sujeitos Deficientes Intelectuais: o papel da linguagem na dinâmica familiar. Distúrbios Da Comunicação, 26(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14771

Edição

Seção

Artigos