Comportamento vocal de crianças em centro de educação infantil

Autores

  • Amanda Stamford Henrique Silva Guerra Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Nery Barbosa Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Zulina Souza Lira Universidade Federal de Pernambuco
  • Jonia Alves Lucena Universidade Federal de Pernambuco
  • Adriana de Oliveira Camargo Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

disfonia, criança, distúrbios da voz.

Resumo

Introdução: A preocupação com a comunicação da criança impulsiona o fonoaudiólogo a atuar em instituições como os centros de educação infantil. Sabendo-se que problemas vocais poderão trazer prejuízos à comunicação e que a voz sofre as influências do meio, faz-se necessária a elaboração de programas de saúde vocal infantil institucionais. Para que se realize de maneira eficaz, é importante o conhecimento prévio sobre o comportamento vocal da população em que se pretende aplicar tais ações. Objetivo: Mensurar a prevalência de comportamentos de risco para a disfonia e quantificar a frequência de sinais de disfonia em pré-escolares. Material e Método: O estudo foi realizado em um centro de educação infantil municipal. Participaram os responsáveis e professora de 20 crianças pré-escolares, 11 meninos e 9 meninas, com idades entre 4 e 6 anos. Foi aplicado questionário constituído de 20 perguntas fechadas, relacionadas ao comportamento vocal das crianças. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade em que este estudo foi realizado, sob n° 350/11. Resultados: A maioria das crianças apresentou alta prevalência de comportamento de risco para disfonia. Foi encontrada maior prevalência nas meninas, alta frequência no comportamento de “gritar” e frequência significativa de sinais de disfonia, sendo que, em 10% das crianças, a voz rouca foi identificada como um sinal quase sempre presente. Conclusão: A prevalência de comportamentos de risco para a disfonia foi alta nas crianças estudadas e mostraram repercussões sobre os sinais e sintomas vocais.

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Biografia do Autor

Amanda Stamford Henrique Silva Guerra, Universidade Federal de Pernambuco

Fonoaudióloga. Graduada pelo curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco

Ana Nery Barbosa Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de Fonoaudiologia da UFPE

Zulina Souza Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco

Jonia Alves Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Curso de Fonoaudiologia da UFPE

Adriana de Oliveira Camargo Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Reabilitação pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2014-02-23

Como Citar

Guerra, A. S. H. S., Araújo, A. N. B., Lira, Z. S., Lucena, J. A., & Gomes, A. de O. C. (2014). Comportamento vocal de crianças em centro de educação infantil. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/15541

Edição

Seção

Artigos