Mecanismos de associação entre Disfunção Temporomandibular e Vertigem

Juliana Ribeiro Zuculin Bruniera, Vanessa Cristina Gorres, Pricila Perini Rigotti Franco, Adriane Rocha Schultz, Luciana Lozza de Moraes Marchiori

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar a produção do conhecimento sobre os mecanismos de associação entre disfunção temporomandibular e vertigem (DTM). A pesquisa baseia-se em uma revisão narrativo-descritiva de literatura feita em três bases de dados (Lilacs, Medline e Scielo), com publicação entre os anos de 1990 e 2012 e nos idiomas inglês e português, sendo incluídos 18 artigos. Verificou-se que inúmeros mecanismos distintos podem estar presentes na fisiopatologia dos sintomas otológicos de modo geral e mais especificamente da vertigem em relação à DTM, ocasionando assim sua interação.

 


Palavras-chave


Dor; Transtornos da Articulação Temporomandibular; Vertigem.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.