Aleitamento materno e cuidado: uma proposta winnicotiana

Autores

  • Cristina Saling Kruel Psicóloga, Professora no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Ana Paula Ramos de Souza Fonoaudióloga, Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Palavras-chave:

aleitamento materno, saúde materno-infantil, cuidado do lactente.

Resumo

As campanhas de incentivo ao aleitamento materno há décadas vem alertando para os benefícios de tal prática, tanto do ponto de vista fisiológico quanto emocional. Porém, para que esses benefícios estejam presentes, é preciso que a mãe apresente uma disponibilidade afetiva para a amamentação e a atuação dos profissionais da saúde pode interferir consideravelmente nesta prática. Considerando a relevância deste tema nos tempos atuais e o fato de Winnicott ter se dedicado à orientação aos profissionais da saúde, o presente estudo almeja apresentar uma reflexão teórica acerca do aleitamento materno, a partir da teoria winnicottiana, e as implicações da mesma para o cuidado em saúde materno-infantil. Dentre as conclusões obtidas, destacamos que cabe aos profissionais facilitar a manifestação dos cuidados maternos, processo que pertence à mãe. O respeito ao tempo, ritmo e desejo da mãe por amamentar é um dos principais ensinamentos winnicottianos às equipes de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Saling Kruel, Psicóloga, Professora no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Psicóloga, Especialista em Psicomotricidade pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Especialista em Psicologia Clínica - Infância e família pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Atualmente, realiza o Curso de Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é Professora no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente em temas do desenvolvimento emocional primitivo, relações familiares, parentalidade, relação pais-bebê, detecção de risco psíquico e estimulação precoce.

Ana Paula Ramos de Souza, Fonoaudióloga, Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Foi  do curso de graduação e mestrado em Letras da Universidade de Passo Fundo, ministrando psicolingüística na graduação e análise do texto falado no mestrado. Atualmente é professora do quadro efetivo do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria ministrando disciplinas da área de linguagem e do campo comunitário nos cursos de graduação em Fonoaudiologia e no mestrado em distúrbios da comunicação.

Downloads

Publicado

2014-02-23

Como Citar

Kruel, C. S., & de Souza, A. P. R. (2014). Aleitamento materno e cuidado: uma proposta winnicotiana. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/15779

Edição

Seção

Comunicações