Aquisição da linguagem: as crianças e sua atitude responsiva a perguntas abertas

Lourenço Chacon Jurado Filho, Jéssica Santos Cardoso Zaniboni

Resumo


Introdução: Já em seu primeiro mês de vida, os bebês demonstram alternância na comunicação, na qual o adulto tem importante papel, assumindo turnos de interação com a criança por meio de perguntas chamadas eliciadoras. Verificar essa alternância instigou-nos a analisar atitudes responsivas de crianças para com perguntas do interlocutor adulto. Objetivos: (1) descrever e caracterizar os tipos de atitudes responsivas das crianças frente a perguntas abertas; (2) verificar se, nas respostas, há diferença entre os tipos desenvolvidos e não-desenvolvidos. Material e método: Foram extraídos dados de 28 entrevistas (registradas em áudio e em vídeo) com quatro crianças (5-6 anos) do gênero masculino que frequentavam o nível Infantil II de uma Escola Municipal de Educação Infantil. Resultados: no que se refere ao primeiro objetivo, 88,7% das atitudes foram de respostas às questões, 4,7% de não-respostas e 6,6% de pedidos de confirmação. No que se refere ao segundo objetivo, 48,2% das respostas foram desenvolvidas e 51,3% não-desenvolvidas. Conclusão: Embora o elevado percentual de respostas indique que as crianças se mostraram sensíveis às demandas do interlocutor adulto, a pequena diferença percentual entre respostas desenvolvidas e não-desenvolvidas mostra, também, que, em grande medida, as crianças dependem de seu auxílio para desenvolverem seus enunciados, já que oscilam entre restringir-se à demanda do interlocutor ou expandi-la.

 


Palavras-chave


linguagem; desenvolvimento infantil; linguística.

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