Eficácia da Terapia da Entonação Melódica Adaptada: Estudo de Caso de Paciente com Afasia de Broca

Autores

  • Denise Ren da Fontoura Universidade Nova de Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaqueline de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lenisa Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Maria Monção Universidade Nova de Lisboa
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Reabilitação, Afasia de Broca, Linguagem, Música, Neuropsicologia.

Resumo

Introdução: A preservação da habilidade de cantar tem sido utilizada para promover a recuperaçãolinguística de pacientes afásicos com défices expressivos, sendo designada como Terapia da EntoaçãoMelódica (TEM). Objetivo: Testar a eficácia terapêutica de um programa de reabilitação de linguagematravés da música, com base na TEM, numa paciente com diagnóstico de afasia de Broca pós AcidenteVascular Cerebral (AVC) no hemisfério esquerdo (HE). Método: Desenho experimental de caso únicodo tipo AB com múltiplas linhas de base. Participante: sexo feminino (G.), destra, 46 anos de idade,pós AVC isquêmico há aproximadamente cinco anos com consequente afasia de Broca. Procedimentos:avaliação neuropsicolinguística antes, durante e no final da terapia. O tratamento ocorreu durante trêsmeses, em dois encontros semanais (24 sessões). Resultados: Importante melhora na fluência verbal,havendo um aumento do número de palavras produzidas por minuto durante o discurso conversacional,redução das anomias, melhora na sintaxe e na dispraxia de fala. Quanto às funções neuropsicolinguísticas:melhora no desempenho da paciente nas funções de atenção, memória de trabalho, memória verbalepisódico-semântica (reconhecimento), memória prospectiva, nomeação, leitura em voz alta e escritaespontânea e ditada. Conclusão: as funções neuropsicolinguísticas não envolvidas no processo da TEMpermaneceram com desempenhos iguais nas avaliações inicial e final, indicando que as melhoras de G.nas demais funções ocorreram em virtude da intervenção. Desta forma, pode-se concluir que a TEM semostrou eficaz para um caso de afasia de Broca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Ren da Fontoura, Universidade Nova de Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga (IPA-Rede Metodista de Educação do Sul) Doutora em Ciências da Linguagem / Psicolinguística (Universidade Nova de Lisboa, Portugal) Mestre em Ciências da Saúde / Neurociências (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil) Especialista em Reabilitação Fonoaudiológica / Voz (IPA-Rede Metodista de Educação do Sul) Pós-Graduada em Neuropsicologia / Linguagem (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil)

Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga clínica, Mestre e Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Lenisa Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), doutora em Psicolgia (UFRGS). Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia (Departamento de Psicologia do Desenvolvimento) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do Núcleo de Reabilitação em Linguagem e Cognição (UFRGS). 

Ana Maria Monção, Universidade Nova de Lisboa

Professora Auxiliar do Departamento de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Doutora em Psicolinguística, Licenciada em Psicoterapia e Mestre em Neuropsicologia e Demências.

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga, Doutora em Psicologia, Profa. Adjunta do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Coordenadora do Núcleo de estudos em Neuropsicologia do Desenvolvimento – NEUROCOG.

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Fontoura, D. R. da, Rodrigues, J. de C., Brandão, L., Monção, A. M., & Salles, J. F. de. (2014). Eficácia da Terapia da Entonação Melódica Adaptada: Estudo de Caso de Paciente com Afasia de Broca. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16409

Edição

Seção

Artigos