Eficácia de palavras favorecedoras com a fricativa /ʒ/ na terapia fonológica

Autores

  • Joviane Bagolin Bonini Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Coitino Bertagnolli Universidade Federal de Santa Maria
  • Giséli Pereira Freitas Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Blanco-Dutra Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Keske-Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

fala, distúrbios da fala, fonética, fonoterapia.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia da terapia com palavras-alvo favorecedoras com a fricativa /ʒ/ e a evolução terapêutica, bem como as possíveis generalizações estruturais obtidas após o tratamento. Para a pesquisa selecionaram-se quatro sujeitos com desvio fonológico, sem outras alterações que interferissem na fala, que foram submetidos à terapia fonológica pelo Modelo Terapêutico ABAB-Retirada e Provas Múltiplas. Destes sujeitos, dois foram tratados com palavras-alvo menos favorecedoras e outros dois com palavras favorecedoras previamente estabelecidas. Foram realizadas avaliações periódicas com os sujeitos, para verificar a evolução terapêutica e a eficácia das palavras selecionadas. Através destas avaliações verificou-se a relação entre as palavras-alvo favorecedoras e a evolução dos sujeitos no decorrer da terapia fonológica, assim como a eficácia desta. Os sujeitos estimulados com palavras-alvo pouco favorecedoras apresentaram uma evolução mais lenta que os sujeitos tratados com palavras-alvo favorecedoras. Esta pesquisa mostrou-se efetiva uma vez que se confirmou o valor de favorecimento das palavras-alvo na evolução do sistema fonológico da criança, sendo que estas palavras beneficiaram a evolução terapêutica, otimizando a tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joviane Bagolin Bonini, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM) na linha de pesquisa Aspectos clínicos e lingüísticos na Aquisição e nos Distúrbios da Linguagem.

Ana Paula Coitino Bertagnolli, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM.

Giséli Pereira Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM.

Ana Paula Blanco-Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Doutora em Lingüística Aplicada pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista PRODOC – CAPES (UFSM).

Márcia Keske-Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Doutora em Lingüística Aplicada pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associadado Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM.

Downloads

Publicado

2014-05-12

Como Citar

Bonini, J. B., Bertagnolli, A. P. C., Freitas, G. P., Blanco-Dutra, A. P., & Keske-Soares, M. (2014). Eficácia de palavras favorecedoras com a fricativa /ʒ/ na terapia fonológica. Distúrbios Da Comunicação, 26(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16466

Edição

Seção

Comunicações