Aspectos de linguagem e motricidade oral observados em crianças atendidas em um setor de estimulação precoce

Autores

  • Vanessa Giacchini Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – UFSM
  • Aline Tonial Especialista em Fisioterapia Neurofuncional – UPF
  • Helena Bolli Mota Doutora em Letras – PUCRS

Palavras-chave:

estimulação precoce, fonoaudiologia, desenvolvimento infantil

Resumo

Introdução: A estimulação precoce é definida como uma técnica terapêutica que aborda, de forma elaborada, diversos estímulos que podem intervir na maturação da criança, com a finalidade de estimular e facilitar posturas que favoreçam o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças com alguma deficiência. Objetivo: expor os resultados obtidos através da instrumentalização fonoaudiológica à profissional que atua em um Setor de Estimulação Precoce de uma instituição sem fins lucrativos do sul do país. Método: Avaliou-se 11 sujeitos com idade entre 12 meses a 4 anos. Destes, 3 possuem diagnóstico de Síndrome de Down, 4 de Paralisia Cerebral e 4 crianças apresentavam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Para as avalições empregou-se o Protocolo de Observação Comportamental – PROC (2004) e partes do protocolo MBGR (2009). Resultados: Todas as crianças acompanhadas apresentaram melhoras, tanto no aspecto de linguagem, quanto em relação a aspectos orofaciais. Dentre os sujeitos, as crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor foram as que demostraram maiores progressos. Destaca-se também a melhora do tônus das estruturas do sistema estomatognático das crianças com Síndrome de Down. Conclusão: Salienta-se, com os resultados obtidos, o mérito da estimulação precoce adequada nos primeiros anos de vida, evidenciando o seu papel na maturação cerebral de crianças com necessidades especiais e destacando o papel do fonoaudiólogo nesse trabalho.

Downloads

Metrics

PDF views
14,251
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026930
|

Downloads

Publicado

2013-08-27

Como Citar

Giacchini, V., Tonial, A., & Mota, H. B. (2013). Aspectos de linguagem e motricidade oral observados em crianças atendidas em um setor de estimulação precoce. Distúrbios Da Comunicação, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16478

Edição

Seção

Artigos