Análise do perfil audiométrico de escolares

Autores

  • Débora Lüders Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Denise Maria Vaz Romano França Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá- FAFIPAR.
  • Diolen Conceição Barros Lobato Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Regina Maria Klas Universidade Tuiuti do Paraná
  • Cláudia Giglio de Oliveira Gonçalves Universidade Tuiuti do Paraná
  • Adriana Bender Moreira de Lacerda Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Audição, Audiometria de Tons Puros, Estudantes, Hábitos

Resumo

RESUMO

Introdução: A identificação de problemas auditivos nas escolas torna possível a elaboração de ações de promoção da saúde auditiva e de prevenção de alterações auditivas. Objetivo: Avaliar a audição de crianças de uma escola pública de Ensino Fundamental I. Material e Método: Forma de estudo: Estudo de coorte contemporânea com corte transversal. Foi realizada audiometria tonal limiar em 406 alunos da 1ª a 4ª série de uma escola pública de ensino Fundamental I. A avaliação audiológica foi realizada na escola com audiômetro MAICO MA41, em cabina acústica. Resultados: Entre as 406 crianças, 50 (12,3%) apresentaram alterações auditivas em uma ou ambas as orelhas, em uma ou mais frequências, sendo as piores médias de limiares na frequência de 6000 Hz com alterações em 51,7% das orelhas direitas e 356 crianças (87,7%) obtiveram resultados normais. Conclusões: A avaliação auditiva em escolares, dentro da própria escola é válida para a detecção de perdas auditivas. Pelo fato de 12,3% das crianças terem apresentado alterações, impõem-se o desenvolvimento de programas de prevenção em saúde auditiva, Frente aos resultados também encontrados neste estudo, ou seja, piores limiares em 6000 Hz faz-se necessária maior atenção aos hábitos auditivos que as crianças vêm desenvolvendo, cada vez mais precocemente.

Palavras-chaves: Audição; Audiometria de Tons Puros; Estudantes; Hábitos.

ABSTRACT

Introduction: The identification of hearing problems in schools makes it possible to plan and promote auditive health and to prevent hearing disorders. Aim: To evaluate children’s hearing in a public elementary school. Method:  This is contemporary cross-sectional cohort study. Pure-tone audiometry test was done on 406 students from 1st to 4th grade in a public elementary school. An audiological evaluation was performed at the school with a MAICO MA41 audiometer, in a soundproof booth. Results: Among the 406 children tested, 50 (12.3%) had hearing loss in one or both ears, on one or more frequencies, with the worst average thresholds at the frequency of 6000 Hz with hearing loss happening in the right ear 51.7% of the time, and 356 children (87.7%) had normal results.  Conclusion: We conclude that the hearing tests carried out inside of schools is valid for the detection of hearing loss. Because 24% of the children had hearing loss, it is important to develop prevention programs for auditory health Based on other results also found in this study, i.e., thresholds lower than 6000 Hz, more attention needs to be given to increasingly early auditory habits that children are developing.

Keywords: Hearing, Audiometry, Pure-Tone; Students; Habits.

RESUMEN

Introducción: la identificación de problemas auditivos en escuelas hace posible la elaboración de acciones de promoción de la salud y de la prevención de alteraciones auditivas. Objetivo: evaluar la audición de niños de una escuela pública de enseñanza fundamental I. Material y Método: Forma de estudio: Estudio de corte contemporáneo con corte transversal. Fue realizada audiometría tonal liminal en 406 alumnos del primero al cuarto año de una escuela pública de enseñanza fundamental I. La evaluación audiológica fue realizada en la escuela con audiómetro MAICO MA41, en cabina acústica. Resultados: entre los 406 niños, 50 (12,3%) presentaron alteraciones auditivas en una o ambas orejas, en una o más frecuencias, siendo las peores medias de liminales en la frecuencia de 6000 Hz con alteraciones en un 51,7% de las orejas derechas y 356 niños (87,7%) obtuvieron resultados normales. Conclusiones: la evaluación auditiva en escolares, dentro de la propia escuela es válida para la detección de pérdidas auditivas. Por el hecho de que el 24% de los niños hayan presentado alteraciones se impone el desarrollo de programas de prevención en salud auditiva. Frente a los resultados también encontrados en este estudio, o sea, peores liminales en 6000 Hz, se hace necesaria mayor atención a los hábitos auditivos que los niños vienen desarrollando, cada vez más precozmente.

Palabras-clabes: Audición; Audiometría de Tonos Puros; Estudiantes; Hábitos

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Biografia do Autor

Débora Lüders, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Fonoaudióloga. Especialista em Audiologia. Doutora em Distúrbios da Comunicação. Integrante do Núcleo de Estudos - Saúde, Trabalho e Sociedade - Universidade Tuiuti do Paraná - UTP.

Denise Maria Vaz Romano França, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá- FAFIPAR.

Pedagoga, Fonoaudióloga, Doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná; professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá- FAFIPAR.

Diolen Conceição Barros Lobato, Universidade da Amazônia - UNAMA

Fonoaudióloga, Doutoranda em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade da Amazônia - UNAMA

Regina Maria Klas, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Cláudia Giglio de Oliveira Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, Doutora em Saúde Coletiva, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Adriana Bender Moreira de Lacerda, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga, Doutora em Ciências Biomédicas pela Universidade de Montreal - Canadá; Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Lüders, D., França, D. M. V. R., Lobato, D. C. B., Klas, R. M., Gonçalves, C. G. de O., & Lacerda, A. B. M. de. (2015). Análise do perfil audiométrico de escolares. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16780

Edição

Seção

Artigos