Caracterização vocal dos discentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe

Bruna Mateus Rocha de Andrade, Larisse Silva Nascimento, Carlos Romário Siqueira dos Passos, Ualisson Nogueira do Nascimento, Gládisson Garcia Aragão Souza, Thatiane Côrtes Santos, Paulo Roberto dos Santos Aguiar, Daniel Francisco Neyra Castadena, Eugênia Hermínia de Oliveira Valença

Resumo


Introdução: O presente estudo propicia interfaces entre a fonoaudiologia e a área de comunicaçãosocial, contribuindo para o desenvolvimento de propostas para promoção da saúde e expressividadeno aperfeiçoamento vocal. Objetivo: Caracterizar qualidade de vida em voz, saúde vocal, recursosexpressivos e parâmetros vocais em estudantes do Departamento de Comunicação Social da UniversidadeFederal de Sergipe. Material e Método: Estudo transversal de abordagem quantitativo-qualitativa, comuma população de 46 estudantes, aos quais se aplicou o protocolo sobre Qualidade de Vida em Voz, umroteiro de entrevista sobre saúde geral, uma avaliação da voz e fluência da fala e o Consensus Auditory–Perceptual Evaluation of Voice. Resultados: Os estudantes apresentam média dos escores QVV total83,33± 12,88; sócio emocional 90,72± 12,99 e físico 78,29 ±14; auto avaliação da voz “razoável a boa”.Em vozes femininas há associação entre pitch agudo, loudness fraca, maior tempo máximo de fonaçãode fricativo /s/; e em vozes masculinas pitch grave, loudness forte, ataque vocal brusco. Na populaçãogeral há associação entre diadococinesia alterada e média de taxa de elocução de sílabas/minuto, ênfasee entoação. Conclusão: Os estudantes referiram ter saúde vocal, impacto vocal positivo na qualidadede vida, parâmetros vocais predisponentes à sobrecarga laríngea e uso natural de recursos prosódicos.Isso sugere demanda de intervenção fonoaudiológica e habilitação na formação profissional, abrangendorecursos de expressão não verbal e vocal.

 


Palavras-chave


Voz; Comunicação Social; Percepção Auditiva; Qualidade de Vida; Estudantes.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.