Mudanças no telejornalismo esportivo e os efeitos na expressividade: estudo dos recursos vocais e não-verbais dos apresentadores no programa globo esporte

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Metodista de Piracicaba
  • Laiane Maria Gastaldello Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
  • Eliane Caires da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Palavras-chave:

fonoaudiologia, voz, jornalismo, televisão, postura, expressão facial.

Resumo

Introdução: A expressividade é conteúdo essencial na formação e assessoria fonoaudiológica a jornalistas; mas faltam estudos com apresentadores de programas esportivos de televisão. Objetivo: analisar a expressividade dos apresentadores do programa televisivo Globo Esporte, com ênfase nos recursos vocais e não verbais. Material e Método: gravação do programa Globo Esporte em diferentes décadas e seleção de cenas e imagens dos apresentadores. A expressividade é descrita e analisada com ênfase nos recursos vocais (análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal e dos parâmetros vocais) e recursos não verbais (postura corporal, deslocamentos, uso de gestos e de expressões faciais). A discussão leva em conta as mudanças ocorridas na expressividade dos apresentadores do programa ao longo do tempo. Resultados: O pitch médio e a velocidade de fala média se mostraram marcadores do perfil vocal dos apresentadores. Nas primeiras três décadas do programa a expressividade se mostrou limitada aos meneios de cabeça e à expressão facial com sorriso. Com o tempo, houve incremento das demandas de atenção, responsabilidade, iniciativas, posturas, movimentos e ação dos apresentadores, que hoje precisam adequar as demandas de expressividade às de manipulação e controle dos recursos tecnológicos, com naturalidade, dinamismo e espontaneidade. Conclusões: As demandas de expressividade da atualidade são diferentes e mais complexas do que aquelas previstas na literatura. A fonoaudiologia precisa conhecer as mudanças no telejornalismo esportivo e os efeitos na expressividade dos apresentadores, tendo em vista melhor atuação em assessoria e formação de profissionais jornalistas e de rádio, televisão e internet.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado, Universidade Metodista de Piracicaba

Fonoaudióloga; Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Docente dos Cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Rádio, Televisão e Internet da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Laiane Maria Gastaldello, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Bolsista PIBIC-CNPQ 2013.

Eliane Caires da Silva, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Fonoaudióloga pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Bolsista PIBIC-CNPQ (2012). Fonoaudióloga do Hospital UNIMED de Americana.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Penteado, R. Z., Gastaldello, L. M., & Silva, E. C. da. (2014). Mudanças no telejornalismo esportivo e os efeitos na expressividade: estudo dos recursos vocais e não-verbais dos apresentadores no programa globo esporte. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17660

Edição

Seção

Artigos