Perfil comunicativo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e com desvio fonológico

Autores

  • Laura Giotto Cavalheiro Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
  • Ana Rita Brancalioni Fonoaudióloga. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana – UFSM.
  • Márcia Keske-Soares Fonoaudióloga. Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana – UFSM.

Palavras-chave:

linguagem infantil, fonética, transtornos da articulação, criança, fala

Resumo

Objetivo: Caracterizar e comparar o perfil comunicativo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e o daquelas com desvio fonológico. Material e Método: Participaram deste estudo 150 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de seis anos a seis anos e oito meses, matriculadas nas classes de alfabetização do ensino público da cidade de Salvador-BA. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo I (GI) composto por 75 crianças sem desvio fonológico e Grupo II (GII) composto por 75 crianças com desvio fonológico de grau Moderado-Leve. Foi utilizada como procedimento a Avaliação Pragmática proposta por Fernandes (2000). Resultados: Foi possível verificar que as crianças do GI apresentaram médias percentuais de oitos atos comunicativas por minuto, e utilização preferencial do meio comunicativo verbal. As crianças do GII apresentaram médias percentuais de cinco atos comunicativos por minuto e uso quantitativamente semelhante dos meios verbal e gestual de comunicação. Conclusões: As crianças com desvio fonológico apresentam um menor número de atos comunicativos por minuto do que crianças com desenvolvimento fonológico normal. Isso ocorre pelo fato de no desvio fonológico haver uma redução da inteligibilidade de fala, e, para compreender a fala da criança, o adulto ocupa mais o espaço comunicativo com solicitações de repetições e de complementações. Além disso, crianças com desvio fonológico tendem a utilizar meio gestual associado ao meio verbal, a fim de potencializar a atividade comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Cavalheiro, L. G., Brancalioni, A. R., & Keske-Soares, M. (2013). Perfil comunicativo de crianças com desenvolvimento fonológico normal e com desvio fonológico. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17726

Edição

Seção

Artigos