Caracterização vocal de indivíduos hipertensos

Autores

  • Larissa Mendes Fonoaudióloga graduada na Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.
  • Juliana Marcolino Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da linguagem (PUCSP). Professora Assistente A do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.
  • Michelly Andrade Mestre em Saúde Coletiva pela UFPE. Professora Assistente B do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.
  • Ana Paula Dassie-Leite Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Professora Assistente B do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO.

Palavras-chave:

Voz, Hipertensão, Distúrbios da Voz, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: Caracterizar a voz do indivíduo hipertenso quanto aos sintomas vocais e laríngeos, avaliação perceptivo-auditiva e autoavaliação vocal. Método: Trata-se de estudo transversal e de natureza quantitativa. Participaram 38 indivíduos hipertensos, com idades entre 46 e 82 anos (média 68,5), vinculadas ao programa HIPERDIA. Todos responderam a um questionário sobre histórico da doença, sintomas e ao protocolo Qualidade de Vida em Voz (QVV). Foi realizada avaliação perceptivo-auditiva e as vozes foram analisadas por fonoaudiólogos especialistas. Resultados: Os sintomas mais referidos foram boca seca (n=26; 68,4%), tosse (n=22; 57,9%) e sensação de corpo estranho na laringe (n=20; 52,6%). A média de sintomas foi 3,4. A maior parte dos indivíduos apresentou voz alterada (n=82; 75,9%), com diferença estatisticamente significante em relação aos que apresentaram vozes adaptadas (p= <0,001). Das alteradas, 46,3% eram roucas e 29,3% soprosas. A média do QVV foi de 78,88 no domínio total, 76,67 no sócio-emocional e 80,2 no físico. Não houve diferença estatisticamente significante na relação entre a variável faixa etária com as demais (tipos de sintomas, qualidade vocal e escores do QVV). Conclusão: Hipertensos apresentam média considerável de sintomas, sendo que os mais relatados foram boca seca, tosse e sensação de corpo estranho na laringe. Apresentam vozes alteradas, predominantemente roucas. A disfonia causa impacto significativo na vida de indivíduos hipertensos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Mendes, L., Marcolino, J., Andrade, M., & Dassie-Leite, A. P. (2013). Caracterização vocal de indivíduos hipertensos. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17730

Edição

Seção

Artigos