Contribuição da ênfase na sílaba tônica para a fluência da fala e da leitura

Autores

  • Gisele de O. Stumpf Mestranda em Ciência da Reabilitação – FMUSP
  • Domingos S. F. de Oliveira Doutora em Ciências da Reabilitação – FMUSP, Livre-docente, Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP.

Palavras-chave:

Voz, Fala, Falar em Público, Treinamento Fonoaudiológico, Comunicação

Resumo

Introdução: Dada a constante evolução do mundo moderno e crescente competitividade, empresas e diversos profissionais estão buscando o aperfeiçoamento na fluência da fala e da leitura. Objetivo: Avaliar a contribuição da ênfase na sílaba tônica para a fluência na fala espontânea e na leitura, a partir da redução da sua duração. Para esse fim, considerar-se-ão os fundamentos do Método Unidade em Movimento. Material e métodos: Foram selecionadas 21 estudantes universitárias, divididas em três grupos. No G1 (n=7) foi trabalhada a ênfase na sílaba tônica e no G2 (n=7) a velocidade de fala; o G3 (n=7) constituiu o grupo controle. Os três grupos vivenciaram a postura (expressão corporal e alinhamento postural) e a respiração. As leituras do mesmo texto foram gravadas no estúdio de rádio do Centro de Multimídia da Universidade Veiga de Almeida e os discursos da fala espontânea foram filmados. Posteriormente, as amostras de vídeo e de áudio foram submetidas à análise perceptual realizada por quatro juízas fonoaudiólogas treinadas no Método Unidade em Movimento. Resultado: O G1 apresentou aumento significativo, do pré para o pós-treinamento, no uso da ênfase para a fala espontânea (p=0,015) e para a leitura de texto (p=0,031), e queda expressiva da disfluência na leitura de texto (p=0,015). Não houve variação significativa do pré para o pós-treinamento nos G2 e G3. Conclusão: Os resultados evidenciaram que a diminuição da duração da sílaba tônica contribuiu para a fluência na leitura de texto, e apontaram uma tendência da redução da disfluência na fala espontânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Stumpf, G. de O., & Oliveira, D. S. F. de. (2013). Contribuição da ênfase na sílaba tônica para a fluência da fala e da leitura. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17732

Edição

Seção

Artigos