Análise clínica do brincar de crianças do espectro autista

Autores

  • Ellen Fernanda Klinger Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Ramos Souza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Relações Mãe-filho, Linguagem infantil, transtorno autístico.

Resumo

Este trabalho buscou comparar o brincar livre em crianças do espectro autista por meio de dois instrumentos distintos. Tais instrumentos foram a análise das transcrições, com foco psicanalítico, e a análise por meio do protocolo de observação comportamental de origem teórica da cognição social.  A partir de tal comparação, objetivou-se analisar as contribuições desses instrumentos para pensar a intervenção terapêutica. Fizeram parte do estudo três díades mãe-criança. Os procedimentos constituíram-se de entrevista inicial com as mães e filmagens de 30 minutos de cada uma das díades em situação de interação no brincar livre. Os resultados obtidos com o uso do protocolo e da transcrição revelam pontos de convergência e divergência como a análise da funcionalidade e nível de simbolismo no brincar das crianças. Enquanto a avaliação observacional fornece um olhar qualitativo que permite confirmar ou refutar dados do protocolo, este fornece dados quantitativos que permitem comparar cada sujeito a distintas populações, permitindo também objetivar os dados para confirmar ou não as impressões advindas do olhar qualitativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ellen Fernanda Klinger, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, mestre em distúrbios da comunicação humana pela UFSM, profissional do Centro de Atenção Psicossocial Infantil em Bagé (RS).

Ana Paula Ramos Souza, Universidade Federal de Santa Maria

fonoaudióloga docente UFSM

Downloads

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Klinger, E. F., & Souza, A. P. R. (2015). Análise clínica do brincar de crianças do espectro autista. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17872

Edição

Seção

Artigos