A influência da dinâmica familiar no desenvolvimento da linguagem

Autores

  • Taís Cervi Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana da Silva Barberena Universidade Federal de Santa Maria
  • Mariane da Silva Brandão Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Keske-Soares Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Criança, Distúrbios da fala, Relações Familiares.

Resumo

Objetivo: demonstrar a relação entre o desvio fonológico e as influências do discurso parental nesta desordem da linguagem. Material e método: a pesquisa baseou-se em uma metodologia qualitativa, a partir da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa doze familiares/responsáveis pelas crianças que foram diagnosticadas como com desvio fonológico e encaminhados ao Centro de Estudo de Linguagem e Fala (CELF) do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Utilizou-se como instrumento uma entrevista com questões abertas - Entrevista do Discurso Parental - a fim de verificar em que contexto a criança se encontrava no discurso dos seus responsáveis. Resultados: os resultados obtidos por meio do instrumento utilizado serviram como um comparativo entre o sintoma apresentado pela criança – desvio fonológico – e a significação dada a ela por meio do discurso dos familiares. Constatou-se também, na fala das mães a dificuldade de separação entre mãe/criança. Conclusões: observou-se que algumas características em relação ao comportamento das crianças estavam relacionadas aos discursos parentais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taís Cervi, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga; Especialista em Psicologia Clínica Infantil/UNIFRA; Especialista em Transtornos do Desenvolvimento da Infância e Adolescência – Abordagem Interdisciplinar/Centro Lydia Coriat; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana/UFSM.

Endereço para correspondência: rua Venâncio Aires, 779, Apto 606, Centro, Santa Maria/RS, CEP: 97010-001

Luciana da Silva Barberena, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana/ UFSM. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana/ UFSM.

Mariane da Silva Brandão, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Física; Especialista em Atividade física, desempenho motor e saúde/UFSM; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana/UFSM.

Marcia Keske-Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística Aplicada. PUC/RS. Docente do Curso de Fonoaudiologia e da Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana/ UFSM.

Downloads

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Cervi, T., da Silva Barberena, L., da Silva Brandão, M., & Keske-Soares, M. (2015). A influência da dinâmica familiar no desenvolvimento da linguagem. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18424

Edição

Seção

Artigos