Estudo de caso clínico na pesquisa fonoaudiológica: da cena clínica às formulações teóricas

Autores

  • Maria Claudia Cunha Fonoaudióloga PUCSP. Professora Titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP.
  • Ruth Ramalho Ruivo Palladino Fonoaudióloga PUCSP. Professora Doutora do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde PUCSP.
  • Mabile Francine F. Silva Fonoaudióloga PUCSP. Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia PUCSP.

Palavras-chave:

estudos de casos, fonoaudiologia, linguagem, metodologia.

Resumo

Esse estudo tematiza o estudo de caso clínico como procedimento de pesquisa. São apresentadas as conceituações e diferenciações entre estudo de caso e estudo de caso clínico; estudo de caso clínico único e de múltiplos; estudos de casos clínicos sobre patologias e sobre sujeitos singulares e generalizações estatísticas e analíticas. A seguir, são propostos parâmetros teórico-metodológicos para a realização de estudos de casos clínicos em Fonoaudiologia. Conclui-se que embora esse procedimento não goze de tradição, como em outros campos clínicos (psicanálise, psicologia e enfermagem), vem demonstrando que merece prestígio, como ilustram as publicações em periódicos fonoaudiológicos qualificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Cunha, M. C., Palladino, R. R. R., & Silva, M. F. F. (2015). Estudo de caso clínico na pesquisa fonoaudiológica: da cena clínica às formulações teóricas. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18803

Edição

Seção

Comunicações