Voz de professoras do ensino fundamental com queixas vocais de diferentes redes de ensino

Autores

  • Fernanda dos Santos Pascotini Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Vanessa Veis Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Carla Aparecida Cielo Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Palavras-chave:

Docentes, Qualidade da Voz, Saúde do Trabalhador, Voz

Resumo

RESUMO

Objetivo: analisar a voz de professoras do ensino fundamental com queixas vocais de acordo com a rede de ensino. Material e Método: estudo de corte transversal, observacional, analítico, de caráter quantitativo, do qual participaram 74 docentes do sexo feminino, idades entre 20 e 62 anos com média de 38,5 anos. A coleta de dados foi composta pelo preenchimento de questionário, avaliação vocal perceptivoauditiva, análise vocal acústica de fonte glótica e espectrográfica. Realizou-se análise estatística por meio do teste paramétrico ANOVA, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: houve diferença significante a favor da rede municipal quanto ao grau de rugosidade e ao grau geral de alteração vocal na avaliação perceptivoauditiva e quanto ao escurecimento do traçado das altas frequências e de todo o espectrograma vocal, presença do ruído entre os harmônicos e definição de harmônicos na avaliação acústica espectrográfica; não houve significância nos resultados da avaliação acústica de fonte glótica. Conclusões: o grupo de professoras do ensino fundamental municipal apresentou pior qualidade vocal evidenciada pelo elevado grau geral de alteração da voz e da rouquidão, ainda que dentro dos padrões de normalidade, e pela maior presença de ruído entre os harmônicos; e prováveis compensações vocais hiperfuncionais evidenciadas pelo maior escurecimento do traçado espectrográfico. As docentes municipais também mostraram maior definição de harmônicos em relação às outras redes de ensino, mas com média baixa, sugerindo inadequação vocal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Pascotini, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Fisioterapeuta; Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Vanessa Veis Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Carla Aparecida Cielo, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Fonoaudióloga, Professor Associado do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Pascotini, F. dos S., Ribeiro, V. V., & Cielo, C. A. (2015). Voz de professoras do ensino fundamental com queixas vocais de diferentes redes de ensino. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18873

Edição

Seção

Artigos