Hospitalizações precoces e problemas de linguagem oral: coocorrências em crianças

Autores

  • Maria Claudia Cunha Fonoaudióloga PUCSP. Professora Titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP.
  • Mabile Francine F. Silva Fonoaudióloga PUCSP. Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia PUCSP.
  • Ruth Ramalho Ruivo Palladino Fonoaudióloga PUCSP. Professora Doutora do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde PUCSP.

Palavras-chave:

hospitalização, tempo de internação, linguagem, transtornos do desenvolvimento da linguagem, fonoaudiologia.

Resumo

O objetivo foi investigar as coocorrências entre hospitalizações precoces (HP) e problemas de linguagem (PL) em crianças. Estudo retrospectivo, quantitativo, realizado em um serviço de fonoaudiologia, a partir do levantamento de prontuários de pacientes atendidos no período de 02/2000 a 06/2012, com PL e histórico de HP até os 5;0 anos. A coocorrência entre HP e PL foi constatada em 67 sujeitos (23,10%) do total de 290 prontuários analisados. O Retardo de Aquisição de Linguagem (RAL) prevaleceu em 52,2% dos sujeitos. Houve significância estatística entre a quantidade de HPs e a ocorrência de RAL. Relações entre HP e PL foram evidenciadas na população estudada e isso sugere que a promoção de condições interacionais favoráveis para o desenvolvimento da linguagem infantil, no ambiente hospitalar, seja compartilhada pela equipe e abordada em pesquisas interdisciplinares sobre o tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Cunha, M. C., Silva, M. F. F., & Palladino, R. R. R. (2014). Hospitalizações precoces e problemas de linguagem oral: coocorrências em crianças. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19039

Edição

Seção

Artigos