Voz e condições de trabalho de técnicos e preparadores físicos de futebol

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Metodista de Piracicaba
  • Nolle Bernardi da Silva

Palavras-chave:

Voz, Fonoaudiologia, Saúde do Trabalhador, Futebol, Promoção da Saúde, Educação Física e Treinamento.

Resumo

Introdução: A voz é instrumento de trabalho dos técnicos e preparadores físicos de futebol e faltam pesquisas acerca das condições de trabalho, saúde e bem estar vocal destes profissionais. Objetivo: investigar aspectos das condições de trabalho e saúde vocal de preparadores físicos e técnicos de futebol. Material e método: Pesquisa de campo qualitativa. São sujeitos 13 preparadores físicos (P) e 13 técnicos (T) dos times da primeira fase do Campeonato Paulista de Futebol de 2012/série A. Foi feita observação in loco (ambiente, usos, comportamentos e cuidados vocais, alimentação e outros) e entrevista com análise de conteúdo (importância/função da voz no trabalho; necessidades vocais na profissão; usos da voz, queixas/dificuldades/problemas; cuidados com a voz). Resultados: A voz tem importância fundamental no trabalho de ambas as categorias, com funções e necessidades referentes à eficiência comunicativa e à psicodinâmica vocal, na relação com jogadores. Aspectos desfavoráveis do ambiente e das condições de trabalho propendem à competição sonora e ao uso da voz em intensidade elevada e grito. As condições de trabalho, aliadas à presença de hábitos inadequados, desconhecimento e falta de informações acerca dos cuidados com a voz configuram condições de risco à saúde vocal. Conclusões: Há necessidade de mais estudos acerca das relações entre trabalho, cuidados, saúde e bem-estar vocal de preparadores físicos e técnicos de futebol que subsidiem ações de promoção da saúde para ambas as categorias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado, Universidade Metodista de Piracicaba

Fonoaudióloga; Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Docente dos Cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Rádio, Televisão e Internet da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Nolle Bernardi da Silva

Fonoaudióloga pela Universidade Metodista de Piracicaba

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Penteado, R. Z., & Silva, N. B. da. (2014). Voz e condições de trabalho de técnicos e preparadores físicos de futebol. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19054

Edição

Seção

Artigos