Fala e Reabilitação oral protética: revisão integrativa

Autores

  • Raquel Rodrigues Rosa Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo
  • Giédre Berretin-Felix Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

idoso, fala, prótese dentária, reabilitação

Resumo

A fala pode ser afetada com a instalação de próteses dentárias, sendo que as características fonoarticulatórias resultantes da reabilitação oral têm sido consideradas para mensuração do sucesso do tratamento odontológico. Embora a fala seja citada no processo de adaptação das próteses dentárias, há escassez de estudos na literatura que abordem o resultado do tratamento fonoaudiológico ou odontológico na fala. Assim, o objetivo do estudo foi verificar como a fala em usuários de prótese dentária é abordada na literatura, de modo a contribuir com a prática clínica ao destacar evidência científica sobre o tema. A revisão integrativa foi eleita como metodologia de busca. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS, Scopus, e Cochrane, no período de maio a junho de 2013, pela combinação dos seguintes descritores, nas línguas portuguesa e inglesa: fala, fonética e fonoterapia com prótese dentária, dentaduras e implantes dentários. No total, foram encontrados 5.426 estudos nas bases de dados. Critérios de inclusão e exclusão foram aplicados no título e nos resumos, sendo selecionados 13 artigos, os quais foram analisados criteriosamente. Na abordagem da fala, a fonética foi utilizada para moldagem da prótese, sendo o fone [s] citado para detecção e ajustes das alterações de fala e da dimensão vertical de oclusão. A moldagem do contorno e das papilas palatinas também foi destacada para melhorar a fala. O nível de evidência dos estudos foi baixo, salientando a falta de estudos clínicos controlados e randomizados ou experimentais nesta área. Nenhum artigo citou a adequação da fala com treino fonético na terapia fonoaudiológica. Desta forma, pode-se concluir que a fala em indivíduos submetidos à reabilitação oral protética é abordada na literatura por meio de testes fonéticos e modificações nas próteses, realizados por odontólogos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Rodrigues Rosa, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Fonoauaudióloga da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

Atua na área de Motricidade Orofacial.

Doutoranda pelo programa de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo

Giédre Berretin-Felix, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.

Possui pós doutorado em Distúrbios da Deglutição pela Universidade da Flórida.

Atua nas áreas de Disfagia Orofaríngea e Motricidade Orofacial, com enfoque nos temas realcionados às funções orofaciais nos seguintes casos: reabilitação oral, cirurgia ortognática, disfunção temporomandibular e ortodontia.

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Rosa, R. R., & Berretin-Felix, G. (2015). Fala e Reabilitação oral protética: revisão integrativa. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19210

Edição

Seção

Comunicações