Recursos de expressividade usados por uma professora universitária

Autores

  • Luciana Lemos de Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Fonoaudiologia. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.
  • Priscila Campos Martins Faculdade de Medicina / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Fleury Mortimer Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Luiza de Quadros Departamento de Química / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eliane Ferreira de Sá Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Moro Departamento de Patologia / Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renata Reis Pereira Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Voz, Acústica Da Fala, Gestos, Docentes, Aprendizagem, Comunicação Não Verbal.

Resumo

Introdução: A voz é a principal ferramenta de trabalho do professor e está intimamente relacionada ao seu bom desempenho profissional. Diversos recursos vocais e corporais são empregados pelo professor durante a aula para despertar o interesse do aluno, facilitar a memorização e potencializar seu aprendizado. Objetivo: Estudar o desempenho comunicativo de uma professora universitária, por meio da análise perceptivo-auditiva e acústica de aspectos prosódicos da voz e da fala, e da análise dos gestos, investigando a interação desses recursos como estratégias de expressividade. Material e Método: Foram gravadas em vídeo aulas de uma professora universitária. Posteriormente, foi realizada análise perceptivo-auditiva e acústica dos aspectos prosódicos da voz e da fala, e análise visual do vídeo para classificar os gestos utilizados. Resultados: Observou-se o emprego de seis recursos vocais expressivos: variação da frequência, da intensidade e da velocidade de fala; pausa silenciosa; prolongamento de segmentos; e articulação exagerada. Quanto aos gestos, observou-se o uso de quatro tipos: dêitico combinado com representacional de ação, pragmático de modo, representacional de descrição figurativa e dêitico. Conclusões: na fala, a expressividade se manifestou por meio da variação da frequência (variação da curva melódica), da intensidade vocal e da velocidade de fala; da articulação exagerada; do prolongamento de segmentos; e de pausas silenciosas. Observamos o predomínio do uso de gestos dêiticos combinados com representacionais de ação. No episódio analisado os gestos estavam associados à fala.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Lemos de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Fonoaudiologia. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.

Fonoaudiológa, Especialista em Voz pelo CFFa, Pós doutora em Educação pela UFMG, Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG, Especialização em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP. Professora Adjunto da PUC Minas, nos cursos de Fonoaudiologia e Educação Física.

Priscila Campos Martins, Faculdade de Medicina / Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em andamento em Fonoaudiologia, pela UFMG - Faculdade de Medicina.

Eduardo Fleury Mortimer, Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais.

Pós-Doutorado em Educação pela Université Lyon II e pela Washington University in Saint Louis.; Doutorado em Educação pela USP; Mestrado em Educação pela UFMG; Graduação em Química - Licenciatura e Bacharelado -  pela UFMG.

Ana Luiza de Quadros, Departamento de Química / Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Química / Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Educação pela UFMG; Mestrado em Educação pela UNIJUI; Especialização em Produção do Conhecimento e o Ensino de Química pela UPF; Graduação em Licenciatura Plena em Química pela UNIJUI; Graduação em Ciências- Licenciatura de 1º Grau pela UFSM.

Eliane Ferreira de Sá, Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-Doutorado em Educacão pela UFMG; Doutorado em Educação pela UFMG; Mestrado em Educação pela UFMG; Especialização em Ensino de Ciências pela UFMG; Graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga.

Luciana Moro, Departamento de Patologia / Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Patologia / Universidade Federal de Minas Gerais.

Pós-Doutorado em Educação pela École Normale Supérieure de Lyon, ENS/Lyon, França e pela UFMG; Doutorado em Patologia pela UFMG; Mestrado em Medicina Veterinária pela UFMG; Graduação em Medicina Veterinária pela UFMG

Renata Reis Pereira, Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em andamento em Educação pela UFMG; Graduação em Química pela UFMG.

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Azevedo, L. L. de, Martins, P. C., Mortimer, E. F., Quadros, A. L. de, Sá, E. F. de, Moro, L., & Pereira, R. R. (2014). Recursos de expressividade usados por uma professora universitária. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19245

Edição

Seção

Artigos