Amamentação em prematuros: conhecimentos, sentimentos e vivências das mães.

Autores

  • Mariana Ramalho Cruz Fonoaudióloga. Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – Área: Materno Infantil da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
  • Luciana Tavares Sebastião Fonoaudióloga. Professor Assistente Doutor do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Campus de Marília.

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Prematuro, UTI neonatal

Resumo

Introdução: A amamentação em prematuros deve ser estudada buscando melhor compreensão da situação vivida pelo binômio mãe-bebê, para, dessa forma, se delinearem as estratégias de enfrentamento das dificuldades que possam comprometer o aleitamento materno e a saúde materno-infantil. Objetivos: Analisar conhecimentos, sentimentos e vivências de mães de bebês prematuros em relação à amamentação. Métodos: Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 20 mães de bebês prematuros que por algum tempo permaneceram internados em UTI Neonatal. Resultados: Referente aos conhecimentos das mães em relação à amamentação, os relatos expressaram os benefícios desta prática que, em sua maioria, limitaram-se apenas aos benefícios que envolvem a saúde do lactente. Com relação aos sentimentos das mães, os sentimentos considerados “positivos” ocorreram com maior freqüência. No que diz respeito às vivências da amamentação na UTI neonatal, os resultados explicitaram expectativas positivas em relação ao cumprimento da maternidade, embora alguns relatos indicaram sentimentos de angústia, medo e dificuldades. Os relatos indicaram ainda que a amamentação no lar ocorreu com maior tranquilidade, no entanto, observou-se grande preocupação com o ganho de peso. Conclusão: Os resultados deste estudo indicam que, embora as mães de prematuros expressem desejo de amamentar, este processo é permeado por dificuldades que ocorrem tanto no processo de trabalho na unidade hospitalar quanto na vivência materna após seu retorno para o lar. Desta forma, profissionais de saúde, dentre eles o fonoaudiólogo, devem envidar esforços para apoiar as mães para o sucesso no processo de amamentação de prematuros. 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Cruz, M. R., & Sebastião, L. T. (2015). Amamentação em prematuros: conhecimentos, sentimentos e vivências das mães. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19362

Edição

Seção

Artigos