Análise da curva entoacional da fala do personangem João Grilo, Interpretado por Matheus Nachtergaele

Autores

  • Sintia Ribeiro Souza Faculdade Redentor
  • Zulina Souza Lira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

fala, voz, linguística, prática profissional.

Resumo

Introdução: Na prática fonoaudiológica, o sotaque é, às vezes, tratado por meio do conhecimento intuitivo ou da própria vivência profissional. No trabalho com atores, o fonoaudiólogo pode tomar como base os aspectos lexicais, segmentais e suprassegmentais que estão presentes na fala, entendendo esses aspectos sob a perspectiva da variação linguística. Objetivo: Analisar a entoação dialetal da fala de um personagem do sertão da Paraíba, interpretado pelo ator Matheus Nachtergaele. Método: Foram selecionados trechos de fala do filme O Auto da Compadecida. Dos trechos selecionados, extraíram-se quatro frases interrogativas que foram segmentadas. Em seguida, procedeu-se à análise do comportamento da frequência fundamental, isto é, a evolução da F0 ao longo do enunciado, utilizando o software PRAAT 5.2.22. Resultados: Nas frases analisadas, observou-se comportamento melódico variado, não havendo uma única caracterização, uma vez que diferentes padrões de frequência fundamental se alternam, dependendo do ponto de vista da sílaba tônica e da pós-tônica no final dos enunciados. Conclusões: Os achados deste estudo mostram que o comportamento da frequência fundamental, isto é, a evolução de F0 ao longo do enunciado interrogativo caracteriza-se por uma configuração ascendente em final de frase, embora os contornos melódicos apresentem desenhos singulares. É nítida a importância do conhecimento sobre entoação dialetal para o trabalho fonoaudiológico com profissionais da mídia, conduzindo-os a uma caracterização mais fidedigna, conforme o sotaque representado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sintia Ribeiro Souza, Faculdade Redentor

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialização em Voz com ênfase em comunicação Profissional.

Zulina Souza Lira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto I do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Souza, S. R., & Lira, Z. S. (2015). Análise da curva entoacional da fala do personangem João Grilo, Interpretado por Matheus Nachtergaele. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19501

Edição

Seção

Artigos