Interação comunicativa entre pais de crianças e adolescentes deficientes auditivos que utilizam comunicação oral

Autores

  • Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista/UNESP
  • Laura Mochiatti Guijo Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista/UNESP
  • Rafaela Cristina da Silva Bicas Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista/UNESP

Palavras-chave:

Perda Auditiva, Família, Implante Coclear, Auxiliares Da Audição.

Resumo

Introdução: A participação familiar é um dos aspectos mais importantes na intervenção fonoaudiológica com as crianças e os adolescentes deficientes auditivos e por meio dela as situações pragmáticas irão se transformar em relevantes oportunidades para o desenvolvimento da audição e da comunicação oral. Objetivo: Analisar a interação comunicativa entre pais de crianças e adolescentes com deficiência auditiva que utilizam comunicação oral. Metodologia: Participaram deste estudo quatro pais com seus respectivos filhos deficientes auditivos. Os participantes deficientes auditivos foram duas crianças, com idade de dois anos, sendo uma usuária de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e a outra usuária de Implante coclear (IC) e os outros dois eram dois adolescentes com idade de 12 e 14 anos, sendo um usuário de AASI e outro usuário de IC. O material utilizado foi o “checklist”, que apresenta 22 comportamentos que analisam a interação quanto à estimulação da audição e linguagem, pontuados por juízes a partir da Escala Lickert e classificados como “raramente”, “ocorre” e “frequentemente”. Resultados: A concordância entre os juízes foi de 97,8%. De acordo com a pontuação e classificação estabelecida pelos juízes, destaca-se que: em todas as interações, os pais estimularam a audição e a linguagem, frequentemente. Conclusão: Os resultados demonstram que pais de crianças ou adolescentes deficientes auditivos inseridos em um programa aurioral, no qual ocorre grande ênfase nas orientações familiares, utilizaram comportamentos apropriados para a estimulação da audição e da linguagem nas interações com seus filhos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro, Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista/UNESP

Especialista em Audiologia, Mestre em distúrbios da comunicação humana, área de concentração: audiologia, Doutora em Educação.

Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências/UNESP/Marília.

Laura Mochiatti Guijo, Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista/UNESP

Graduanda do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília.

Bolsista FAPESP.

Rafaela Cristina da Silva Bicas, Faculdade de Filosofia e Ciências - Universidade Estadual Paulista/UNESP

Graduanda do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília.

Bolsista FAPESP.

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Delgado-Pinheiro, E. M. C., Guijo, L. M., & Bicas, R. C. da S. (2014). Interação comunicativa entre pais de crianças e adolescentes deficientes auditivos que utilizam comunicação oral. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19572

Edição

Seção

Artigos