Hábitos de leitura de crianças com e sem problemas de aprendizagem e participação dos pais neste processo de acordo com a percepção dos filhos

Autores

  • Mônica Taísa Assumpção Pessa Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo
  • Gabriela Rosito Alvarez Bernardez Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo
  • Thaís dos Santos Gonçalves Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo
  • Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Leitura. Hábitos. Transtornos de Aprendizagem

Resumo

Introdução: A leitura desempenha importante papel no processo de alfabetização e consequentemente para o bom desempenho cognitivo, acadêmico e social do indivíduo. Objetivo: Investigar se o problema de aprendizagem é um fator que influencia no hábito de leitura da criança e também a participação dos pais no desenvolvimento do hábito de leitura dos filhos, de acordo com a percepção das crianças. Material e método: Participaram 100 escolares com idade entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, de 4º ao 6º ano do ensino fundamental. A amostra foi subdividida em dois grupos: com e sem problemas de aprendizagem (50 crianças em cada grupo). Os participantes responderam individualmente a um questionário que abordou os hábitos de leitura de cada criança, bem como a participação dos pais no desenvolvimento deste hábito. Resultados e Conclusão: As atitudes e os hábitos de leitura dos sujeitos com problemas de aprendizagem permitem afirmar que estas crianças apresentam menor apreço e envolvimento com atividades de leitura, e, ainda, os pais das crianças de ambos os grupos demonstraram pouca participação do desenvolvimento no hábito de leitura dos filhos.

 

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Biografia do Autor

Mônica Taísa Assumpção Pessa, Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga.

Gabriela Rosito Alvarez Bernardez, Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga.

Thaís dos Santos Gonçalves, Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo

Fonoaudióloga. Doutoranda em Biologia Oral pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Mestre em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (FOB-USP). Fonoaudióloga.

Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, Faculdade de Odontologia de Bauru- Universidade de São Paulo

Profa. Dra. da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (FOB-USP). Pós-doutorado em Ciências Médicas. Fonoaudióloga.

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Pessa, M. T. A., Bernardez, G. R. A., Gonçalves, T. dos S., & Crenitte, P. A. P. (2015). Hábitos de leitura de crianças com e sem problemas de aprendizagem e participação dos pais neste processo de acordo com a percepção dos filhos. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19661

Edição

Seção

Artigos