Promoção da saúde auditiva baseada na dinâmica do projeto jovem doutor

Camila de Castro Corrêa, Ricelly Avila da Silva, Guilherme Toyoggi Barros, Cássia de Souza Pardo-Fanton, Wanderléia Quinhoneiro Blasca

Resumo


Introdução: A tele-saúde possibilita que o conhecimento alcance um maior número de pessoas, utilizando recursos dinâmicos e interativos. Nesse contexto, o Projeto Jovem Doutor consiste na capacitação de estudantes do ensino fundamental e médio sobre temas da área da saúde, em uma dinâmica motivadora, a fim de que multipliquem o conhecimento para a comunidade em que estão inseridos, por meio de cursos formativos e atividades de extensão das Universidades. Objetivo: Este estudo teve como proposta elaborar e avaliar, por meio de questionários, um programa de capacitação sobre saúde auditiva. Métodos: Foi desenvolvido um programa de capacitação em saúde auditiva, utilizando a dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Participaram 10 alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino, aos quais foi apresentado o conteúdo por meio de aulas presenciais e à distância, com acesso ao cybertutor e também foi feita uma dinâmica. A finalização do Projeto foi marcada pela ação social sustentada, quando os “jovens doutores” multiplicaram o conhecimento adquirido para a comunidade escolar e familiar. Por meio de um questionário aplicado pré e pós programa de capacitação, foram avaliados a satisfação quanto ao uso do cybertutor e o nível de informação adquirido pelos alunos.Resultados: Os alunos participaram das metodologias de ensino, transmitindo o conhecimento a 100 pessoas. Verificou-se alto nível de satisfação com o cybertutor, assim como aumento do desempenho dos alunos no questionário pós capacitação. Conclusão: A elaboração e execução do programa de capacitação em saúde auditiva produziu resultados satisfatórios no aumento de informações dos alunos sobre o tema, contribuindo para que eles se tornassem aptos a multiplicar o conhecimento à comunidade.

 

 


Palavras-chave


Audiologia; Capacitação; Fonoaudiologia; Telemedicina.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.