Promoção da saúde auditiva baseada na dinâmica do projeto jovem doutor

Autores

  • Camila de Castro Corrêa
  • Ricelly Avila da Silva
  • Guilherme Toyoggi Barros
  • Cássia de Souza Pardo-Fanton
  • Wanderléia Quinhoneiro Blasca

Palavras-chave:

Audiologia, Capacitação, Fonoaudiologia, Telemedicina.

Resumo

Introdução: A tele-saúde possibilita que o conhecimento alcance um maior número de pessoas, utilizando recursos dinâmicos e interativos. Nesse contexto, o Projeto Jovem Doutor consiste na capacitação de estudantes do ensino fundamental e médio sobre temas da área da saúde, em uma dinâmica motivadora, a fim de que multipliquem o conhecimento para a comunidade em que estão inseridos, por meio de cursos formativos e atividades de extensão das Universidades. Objetivo: Este estudo teve como proposta elaborar e avaliar, por meio de questionários, um programa de capacitação sobre saúde auditiva. Métodos: Foi desenvolvido um programa de capacitação em saúde auditiva, utilizando a dinâmica do Projeto Jovem Doutor. Participaram 10 alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino, aos quais foi apresentado o conteúdo por meio de aulas presenciais e à distância, com acesso ao cybertutor e também foi feita uma dinâmica. A finalização do Projeto foi marcada pela ação social sustentada, quando os “jovens doutores” multiplicaram o conhecimento adquirido para a comunidade escolar e familiar. Por meio de um questionário aplicado pré e pós programa de capacitação, foram avaliados a satisfação quanto ao uso do cybertutor e o nível de informação adquirido pelos alunos.Resultados: Os alunos participaram das metodologias de ensino, transmitindo o conhecimento a 100 pessoas. Verificou-se alto nível de satisfação com o cybertutor, assim como aumento do desempenho dos alunos no questionário pós capacitação. Conclusão: A elaboração e execução do programa de capacitação em saúde auditiva produziu resultados satisfatórios no aumento de informações dos alunos sobre o tema, contribuindo para que eles se tornassem aptos a multiplicar o conhecimento à comunidade.

 

 

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Biografia do Autor

Camila de Castro Corrêa

Fonoaudióloga, Mestre em Ciências pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo - USP (SP), Brasil.

Ricelly Avila da Silva

Fonoaudióloga pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo - USP (SP), Brasil.

Guilherme Toyoggi Barros

Fonoaudiólogo pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo - USP (SP), Brasil

Cássia de Souza Pardo-Fanton

Tradutora, Mestre em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo - USP (SP), Brasil.

Wanderléia Quinhoneiro Blasca

Professora, Livre-Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo - USP (SP), Brasil

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Corrêa, C. de C., da Silva, R. A., Barros, G. T., Pardo-Fanton, C. de S., & Blasca, W. Q. (2015). Promoção da saúde auditiva baseada na dinâmica do projeto jovem doutor. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19711

Edição

Seção

Artigos