Contribuições da realização do diagnóstico institucional para a atuação fonoaudiológica em escolas

Autores

  • Ivonaldo Leidson Barbosa Lima Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Isabelle Cahino Delgado Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Brunna Thaís Luckwu de Lucena Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Luciana Cabral Figueiredo Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação, Avaliação, Pesquisa Qualitativa

Resumo

 

Introdução: A prática fonoaudiológica no contexto educacional, atualmente,pressupõe que é importante que o fonoaudiólogo desenvolva um processo de diagnóstico institucional, objetivando uma atuação voltada à incorporação de novos ciclos inerentes à dinâmica sócio-pedagógica. Objetivos: realizar o processo de diagnóstico institucional e discutir suas contribuições para o desenvolvimento de ações fonoaudiológicas em uma comunidade escolar. Método: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública de João Pessoa/PB, a partir da observação participante dos pesquisadores, com registro em diários de campo, e conversas com sujeitos inseridos na dinâmica da instituição. Os dados foram analisados qualitativamente. Resultados: A escola analisada enfrenta diversos problemas estruturais. Como dificuldades, foram relatados problemas no que se refere à formação e saúde dos professores, e à influência de determinantes sociais, já que a escola atende uma comunidade em situação de vulnerabilidade. Enquanto potencialidades, observaram-se aspectos da comunidade educacional necessários à atuação fonoaudiológica, como: a adesão ao trabalho desenvolvido, a integração da equipe e, principalmente, a vontade de transformar sua realidade. Conclusão:A realização do diagnóstico institucional contribuiu para conhecer a estrutura e funcionamento da escola pesquisada, as dificuldades apresentadas e a visão do fonoaudiólogo dos sujeitos inseridos no contexto educacional, e permitiu o fortalecimento de vínculos entre a equipe da Fonoaudiologia e a instituição.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivonaldo Leidson Barbosa Lima, Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Fonoaudiólogo. Mestrando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Isabelle Cahino Delgado, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora do Curso de Fonoaudiologia da UFPB

Brunna Thaís Luckwu de Lucena, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Fonoaudióloga. Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Fonoaudiologia da UFPB

Luciana Cabral Figueiredo, Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Lima, I. L. B., Delgado, I. C., Lucena, B. T. L. de, & Figueiredo, L. C. (2015). Contribuições da realização do diagnóstico institucional para a atuação fonoaudiológica em escolas. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19765

Edição

Seção

Artigos