Barnabé e sua aventura - Um projeto de educação para a saúde em disfonia infantil

Autores

  • Maria Rosário Dias Escola Superior de Saúde Egas Moniz
  • Catarina Vilarinho da Cruz Escola Superior de Saúde Egas Moniz
  • Ana Reis de Carvalho Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Palavras-chave:

Disfonia, Educação para a Saúde, Voz.

Resumo

Os nódulos vocais, associados etiologicamente a um comportamento disfuncional de mau uso e abuso vocal, são os principais responsáveis pela disfonia crônica em crianças de ambos os gêneros. A disfonia infantil pode influenciar a sedimentação das relações sociais da criança disfônicae conduzir a processos de estigmatização e constrangimento por seus pares. O presente instrumento de Educação para a Saúde tem como principal objetivo consciencializar a criança disfônica para o uso correto da sua voz, diminuindo o impacto biopsicossocial inerente à patologia vocal. Este instrumento, destinado essencialmente a crianças de ambos os sexos entre os sete e os nove anos de idade, e simultaneamente aos seus pais e professores/educadores de infância, consiste num livro de literatura infantil que aborda a problemática da voz e da patologia nodular infantil, tendo sido concretizado em dois formatos: impresso em formato A5 e em formato digital, com narração áudio incluída. O instrumento elaborado, ideal para a população-alvo pré-definida, consiste num excelente veículo de consciencialização da importância da voz e da promoção de hábitos vocais salutogênicos, podendo ser usado em diversos contextos de vida da criança (terapêutico, familiar e escolar).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Rosário Dias, Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Psicóloga; Professora associada na Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz; Coordenadora do Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde Egas Moniz; Doutorada em Psicologia Clínica.

Catarina Vilarinho da Cruz, Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Terapeuta da Fala. Investigadora no Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde Egas Moniz

Ana Reis de Carvalho, Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Terapeuta da Fala. Investigadora no Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde Egas Moniz

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Dias, M. R., Cruz, C. V. da, & Carvalho, A. R. de. (2015). Barnabé e sua aventura - Um projeto de educação para a saúde em disfonia infantil. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20149

Edição

Seção

Comunicações