Contribuições da Fonoaudiologia para a integração social e profissional dos clientes

Beatriz Paiva Bueno de Almeida, Camila Loiola, Renata S. L. Figueiredo, Maria Claudia Cunha, Beatriz C. Novaes, Léslie Piccolotto Ferreira

Resumo


Introdução: o fonoaudiólogo atua em diferentes contextos profissionais, realizando diversas intervenções, que podem ser analisadas quanto às possibilidades de participação da Fonoaudiologia na inserção social e profissional de seus clientes. Objetivo: investigar a percepção dos fonoaudiólogos sobre como sua atuação contribui para a integração social e profissional de seus clientes. Métodos: Casuística:60 fonoaudiólogos.Foi utilizada a técnica de amostragem por bola de neve, a partir de divulgação feita por Email em listas de contatos de fonoaudiólogos. Os fonoaudiólogos responderam um questionário, aplicado em formato online (Googledocs®) para a caracterização dos participantes e duas questões dissertativas referentes à integração social/profissional dos clientes. A análise qualitativa estabeleceu 12 categorias de analise à posteriori a partir das respostas às questões dissertativas. Resultados: Os sujeitos eram predominantemente mulheres(93,3%), com idade inferior a 41 anos (71,7%), formadas a menos de 10 anos (57,3%), atuantes na área de Voz (35%), Linguagem (21,3%), Motricidade Oral (18,4%), Audição (16,5%), Saúde Coletiva (8,8%), no estado de São Paulo (73,3%), em contexto clínico e hospitalar (56,7%). Sobre a importância da Fonoaudiologia para inserção/integração social/profissional a categoria mais mencionada foi “melhora da comunicação” (18-32,2%) e “melhora na qualidade de vida” (25-33,4%). Conclusões: Os fonoaudiólogos percebem sua atuação como importante para a integração social e profissional de seus clientes/pacientes, principalmente, por contribuir para melhora da comunicação. Questionamentos e pesquisas nesse âmbito são importantes para alertar conselhos e outras entidades de classesobre a necessidade de projetos que viabilizem o acesso da população aos serviços de Fonoaudiologia.


Palavras-chave


Fonoaudiologia, Comunicação, qualidade de vida

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.