Da garganta vem a voz:Um projeto de educação para a saúde vocal

Maria do Rosário Dias, Ângela Maria Rodrigues Oliveira, Ana Catarina Monteiro Medina Bastos

Resumo


A disfonia infantil é caracterizada por uma perturbação vocalque tem o seu “veículo comunicativo” prejudicado, comprometendo assim a mensagem verbal e a paralinguagem. Os nódulos vocais são a principal causa de disfonia em crianças de ambos os sexos. Nas escolas, as ações educativas têm sido apontadas como espaços sociais inovadores para a promoção da saúde vocal, no entanto são escassos os relatos de experiências de campo deste tipo com crianças. Este projeto de educação para a saúde, denominado “Da garganta vem a voz!”, também direcionado para pais e educadores, tem como objetivo atuar no âmbito da promoção de saúde vocaljunto de crianças em idade pré-escolar e alertá-las para a importância de uma voz saudável, para oprocesso de fonação, bem como para os comportamentos que induzem a disfonia e os que promovem a qualidade vocal. É um programa inovador que inclui diversos recursos didáticos como uma dramatização de uma peça de teatro infantil por meio de fantoches, uma música, um boneco, pictogramas alusivos ao tema e um guia informativo direcionado para os pais.Conclui-seque para que os sintomas inerentes à disfonia infantil possam ser detectados e compreendidosem tempo adequado por crianças, pais e educadores, torna-se necessário a intensificação da realização de ações educativasde promoção da saúde que abordem o tema da voz.


Palavras-chave


Fonoaudiologia; voz; promoção da saúde; educação em saúde.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.