Da garganta vem a voz:Um projeto de educação para a saúde vocal

Autores

  • Maria do Rosário Dias Escola Superior de Saúde Egas Moniz
  • Ângela Maria Rodrigues Oliveira Escola Superior de Saúde Egas Moniz
  • Ana Catarina Monteiro Medina Bastos Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, voz, promoção da saúde, educação em saúde.

Resumo

A disfonia infantil é caracterizada por uma perturbação vocalque tem o seu “veículo comunicativo” prejudicado, comprometendo assim a mensagem verbal e a paralinguagem. Os nódulos vocais são a principal causa de disfonia em crianças de ambos os sexos. Nas escolas, as ações educativas têm sido apontadas como espaços sociais inovadores para a promoção da saúde vocal, no entanto são escassos os relatos de experiências de campo deste tipo com crianças. Este projeto de educação para a saúde, denominado “Da garganta vem a voz!”, também direcionado para pais e educadores, tem como objetivo atuar no âmbito da promoção de saúde vocaljunto de crianças em idade pré-escolar e alertá-las para a importância de uma voz saudável, para oprocesso de fonação, bem como para os comportamentos que induzem a disfonia e os que promovem a qualidade vocal. É um programa inovador que inclui diversos recursos didáticos como uma dramatização de uma peça de teatro infantil por meio de fantoches, uma música, um boneco, pictogramas alusivos ao tema e um guia informativo direcionado para os pais.Conclui-seque para que os sintomas inerentes à disfonia infantil possam ser detectados e compreendidosem tempo adequado por crianças, pais e educadores, torna-se necessário a intensificação da realização de ações educativasde promoção da saúde que abordem o tema da voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria do Rosário Dias, Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Psicóloga; Professora Associada na Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior; Coordenadora do Egas Moniz Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde; Doutorada em Psicologia clínica.

Ângela Maria Rodrigues Oliveira, Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Terapeuta da Fala. Investigadora no Centro do Egas Moniz Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde

Ana Catarina Monteiro Medina Bastos, Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Terapeuta da Fala. Investigadora no Centro do Egas Moniz Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde

Downloads

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Dias, M. do R., Oliveira, Ângela M. R., & Bastos, A. C. M. M. (2015). Da garganta vem a voz:Um projeto de educação para a saúde vocal. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20178

Edição

Seção

Comunicações