Encontros intergeracionais mediados pela linguagem na visão de jovens e de idosos.

Autores

  • Carolina Kustel Ferreira Universidade Tuiuti do Paraná
  • Giselle Aparecida Athayde Massi Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Cristina Guarinello Universidade Tuiuti do Paraná
  • Juliana Mendes Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Remediação, Transtornos de aprendizagem, Fatores de risco, Criança, Leitura.

Resumo

 

Introdução: o acelerado processo de envelhecimento populacional tem anunciado a relevância de entender o sujeito idoso  como recurso social, capaz de estabelecer trocas de conhecimentos com pessoas de outras gerações. Com o incremento de programas intergeracionais, relações estabelecidas entre pessoas de diversas idades podem possibilitar aos sujeitos, em diferentes momentos da sua existência, a reorganização de suas metas, a valorização do outro, o estabelecimento do diálogo com o diferente e o trabalho de co-educação entre sujeitos de gerações distintas. Objetivo: o presente trabalho pretende analisar a visão que o velho tem sobre o jovem e vice versa, bem como o trabalho de velhos e jovens com a linguagem, a partir de encontros intergeracionais mediados por atividades linguístico-discursivas. Metodologia: trata-se de um estudo realizado junto a participantes de uma Oficina da Linguagem, a qual promoveu aproximadamente quarenta encontros intergeracionais com 7 jovens e 13 idosos. Após esses encontros, eles responderam um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, cujas respostas foram contabilizadas de um ponto de vista quantitativo e discutidas qualitativamente a partir da análise do conteúdo. Resultados: em função de encontros dialógicos intergeracionais, estes jovens passaram a perceber a velhice de forma mais positivae os idosos reconheceram que podem ampliar seus conhecimentos e perspectivas acerca da sociedade em que estão inseridos. Conclusão: As relações estabelecidas nestes encontros podem propiciar interações significativas entre jovens e velhos, desmistificando preconceitos e promovendo benefícios às diferentes gerações envolvidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Kustel Ferreira, Universidade Tuiuti do Paraná

Graduanda de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná.

Giselle Aparecida Athayde Massi, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Juliana Mendes, Universidade Tuiuti do Paraná

Discente do Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Ferreira, C. K., Massi, G. A. A., Guarinello, A. C., & Mendes, J. (2015). Encontros intergeracionais mediados pela linguagem na visão de jovens e de idosos. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20409

Edição

Seção

Artigos