Ações educativas em grupos de vivência de voz

Regina Zanella Penteado, Viviane Benysek dos Santos

Resumo


 

Introdução:Há poucos estudos acerca dos processos educativos em saúde vocal. Objetivo: analisar as ações educativas e as mudanças ocorridas em Grupos de Vivência de Voz desenvolvidos no contexto da formação em Fonoaudiologia. Material e método: Pesquisa documental de 179 relatórios dos referidos Gruposelaborados por discentes sob supervisão de docentes, no conjunto das práticas de disciplinas de um Curso de Fonoaudiologia, no período de 1997 a 2013. As ações educativas são identificadas, categorizadas e analisadas por períodos e a comparação das diferenças entre os períodos permite compreender as mudanças ocorridas. Resultados: As mais frequentes açõesintegram as categorias: “abordagens terapêuticas vocais e corporais”; “palestras”; “dramatizações e interpretações vocais dirigidas”; “depoimentos sobre a voz” e “apresentações”. A comparação dos períodos inicial e final mostrou que as mudanças foram mais evidentes na categoria “abordagens terapêuticas vocais e corporais”, com redução das estratégias enraizadas nas práticas da clínica de voz e aumento das estratégias dinâmicas e ações de caráter coletivo, com participação ativa dos sujeitos. Conclusão: O estudo evidenciou mudanças, avanços e reformulações das ações e processos educativos que, ao se tornarem mais dinâmicos e coletivos, com participação ativa dos sujeitos, se mostraram compatíveis com a perspectiva da Promoção da Saúde. O grupo de Vivência de Voz se apresenta como uma importante estratégia de intervenção.

 

 


Palavras-chave


Fonoaudiologia; Educação; Promoção da Saúde Voz; Saúde de Grupos Específicos.

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