Ações de graduandos de Fonoaudiologia em Centro de Referência em Educação Especial do Nordeste

Neuza Josina Sales, Regina Yu Shon Chun, Francielle Feitosa Dias Santos, Anne Thamires Santos Sampaio, Pammela Suhellen Viana Noronha, Renata Silvestre Santos Gonçalves, Tâmara Isis Santana Santos, Poliane Marques de Oliveira, Thais Ramos Ribeiro, Daniel Francisco Neyra Castaneda, Ricardo Queiroz Gurgel

Resumo


 

O objetivo desta comunicação é descrever ações de fonoaudiologia no Centro de Referência em Educação Especial, junto aos usuários e familiares, realizadas por graduandos de uma universidade do Nordeste do Brasil. Trata-se de estudo longitudinal aprovado pelo CEP(Conselho de Ensino e Pesquisa). Os dados foram coletados em prontuários e em relatos de pais e discentes e as ações ocorreram no único Centro de Referência em Educação Especial do Estado. Foram realizadas ações fonoaudiológicas individuais e grupais pelos discentes sob supervisão, encaminhando a esse Centro 47 escolares provenientes de serviços de Saúde e de Educação, de diferentes municípios, com queixas de dificuldades de linguagem/aprendizagem. A amostra final constituiu-se de 27 usuários, 19 (70%) meninos e 23 (85%) inseridos em ensino regular. Os usuários foram organizados em oito grupos, participando de cinco oficinas de linguagem conduzidas por duplas de graduandos sob supervisão docente. Os pais participaram de dois encontros. Após as oficinas, observou-se favorecimento dos aspectos linguístico-cognitivos e de interação do grupo estudado, além de se ter propiciado espaço de escuta para os responsáveis. Os resultados evidenciam a eficácia das ações a partir da evolução das crianças e dos adolescentes e também a partir dos depoimentos dos familiares e dos graduandos. Os usuários foram encaminhados para atendimento fonoaudiológico na Clínica-Escola da Universidade, considerando-se o sistema de referência e contrarreferência entre os serviços.Os futuros profissionais tiveram a oportunidade de experienciar ações de fonoaudiologia norteadas pela Promoção da Saúde, no âmbito da educação inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento do grupo estudado com repercussão em seu processo de inclusão sócio educacional.

 

 

 

 


Palavras-chave


Fonoaudiologia; Promoção da Saúde; Linguagem; Educação.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.