Ações de graduandos de Fonoaudiologia em Centro de Referência em Educação Especial do Nordeste

Autores

  • Neuza Josina Sales Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Regina Yu Shon Chun Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.
  • Francielle Feitosa Dias Santos Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Anne Thamires Santos Sampaio Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Pammela Suhellen Viana Noronha Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Renata Silvestre Santos Gonçalves Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Tâmara Isis Santana Santos Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Poliane Marques de Oliveira Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Thais Ramos Ribeiro Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Daniel Francisco Neyra Castaneda Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.
  • Ricardo Queiroz Gurgel Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Promoção da Saúde, Linguagem, Educação.

Resumo

 

O objetivo desta comunicação é descrever ações de fonoaudiologia no Centro de Referência em Educação Especial, junto aos usuários e familiares, realizadas por graduandos de uma universidade do Nordeste do Brasil. Trata-se de estudo longitudinal aprovado pelo CEP(Conselho de Ensino e Pesquisa). Os dados foram coletados em prontuários e em relatos de pais e discentes e as ações ocorreram no único Centro de Referência em Educação Especial do Estado. Foram realizadas ações fonoaudiológicas individuais e grupais pelos discentes sob supervisão, encaminhando a esse Centro 47 escolares provenientes de serviços de Saúde e de Educação, de diferentes municípios, com queixas de dificuldades de linguagem/aprendizagem. A amostra final constituiu-se de 27 usuários, 19 (70%) meninos e 23 (85%) inseridos em ensino regular. Os usuários foram organizados em oito grupos, participando de cinco oficinas de linguagem conduzidas por duplas de graduandos sob supervisão docente. Os pais participaram de dois encontros. Após as oficinas, observou-se favorecimento dos aspectos linguístico-cognitivos e de interação do grupo estudado, além de se ter propiciado espaço de escuta para os responsáveis. Os resultados evidenciam a eficácia das ações a partir da evolução das crianças e dos adolescentes e também a partir dos depoimentos dos familiares e dos graduandos. Os usuários foram encaminhados para atendimento fonoaudiológico na Clínica-Escola da Universidade, considerando-se o sistema de referência e contrarreferência entre os serviços.Os futuros profissionais tiveram a oportunidade de experienciar ações de fonoaudiologia norteadas pela Promoção da Saúde, no âmbito da educação inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento do grupo estudado com repercussão em seu processo de inclusão sócio educacional.

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Neuza Josina Sales, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Fonoaudióloga. Núcleo de Pós Graduação em Medicina. Doutorado em Ciências da Saúde.

Regina Yu Shon Chun, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas (SP), Brasil.

Fonoaudióloga. Docente do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Mestrado Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.

Francielle Feitosa Dias Santos, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Fonoaudióloga. Núcleo de Pós Graduação em Medicina. Mestranda em Ciências da Saúde.

Anne Thamires Santos Sampaio, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Especializanda em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação.

Pammela Suhellen Viana Noronha, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Especializanda em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação.

Renata Silvestre Santos Gonçalves, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Especializanda em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação.

Tâmara Isis Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Especializanda em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação.

Poliane Marques de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Fonoaudióloga.

Thais Ramos Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Fonoaudióloga.

Daniel Francisco Neyra Castaneda, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Estatístico. Docente do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais.

Ricardo Queiroz Gurgel, Universidade Federal de Sergipe – UFS – Aracaju (SE), Brasil.

Pediatra. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde .

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Sales, N. J., Chun, R. Y. S., Santos, F. F. D., Sampaio, A. T. S., Noronha, P. S. V., Gonçalves, R. S. S., Santos, T. I. S., Oliveira, P. M. de, Ribeiro, T. R., Castaneda, D. F. N., & Gurgel, R. Q. (2015). Ações de graduandos de Fonoaudiologia em Centro de Referência em Educação Especial do Nordeste. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20623

Edição

Seção

Comunicações