A interconsulta como dispositivo interdisciplinar em um grupo de intervenção precoce

Autores

  • Francine Manara Bortagarai Universidade Federal de Santa Maria
  • Dani Laura Peruzzolo Universidade Federal de Santa Maria
  • Tatiane Medianeira Baccin Ambrós Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

consultores, estimulação precoce, comunicação interdisciplinar

Resumo

 

O objetivo deste estudo é analisar o uso do dispositivo de interconsulta como estratégia interdisciplinar em um grupo de profissionais que atuam em um programa de intervenção precoce. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista gravada, com um roteiro semiestruturado de questões respondidas pelos integrantes do grupo: fonoaudiólogas, fisioterapeuta, psicóloga e terapeuta ocupacional. A análise dos dados ocorreu por meio de análise de conteúdo e categorização por similaridade. Os resultados indicam que a interconsulta beneficiou a ampliação de conhecimentos profissionais,foi oportunidade para maior amparo e menor solidão para pensar nos casos, para melhor resolução das demandas e mais recursos para ajudar a família a ampliar seu olhar sobre o filho e não somente para uma parte dele. Conclui-se, portanto que a interconsulta apresenta-se como uma estratégia facilitadora para os profissionais de equipes interdisciplinares na área da saúde.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francine Manara Bortagarai, Universidade Federal de Santa Maria

Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Distúrbios da Comunicação Humana do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil; Mestre do Programa de Distúrbios da Comunicação Humana do Curso de Fonoaudiologia da UFSM.

Dani Laura Peruzzolo, Universidade Federal de Santa Maria

Terapeuta ocupacional; Doutoranda do Programa de Distúrbios da Comunicação Humana do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil; Mestre em Educação pela Unisinos (RS); Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tatiane Medianeira Baccin Ambrós, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga; Mestranda em Psicologia no Programa de Pós–Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, Brasil.

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga; Pós-Doutora em Letras pela UFRGS, Brasil; Professor adjunto do Departamento de Fonoaudiologia e dos PPGs em Distúrbios da Comunicação Humana e Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Bortagarai, F. M., Peruzzolo, D. L., Ambrós, T. M. B., & de Souza, A. P. R. (2015). A interconsulta como dispositivo interdisciplinar em um grupo de intervenção precoce. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20851

Edição

Seção

Comunicações