Perfil dos estudantes de Fonoaudiologia segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Autores

  • Andréia Cristina Munzlinger dos Santos Univag - Centro Universitário de Várzea Grande
  • Gabriela De Luccia Univag - Centro Universitário de Várzea Grande

Palavras-chave:

Educação Superior, Avaliação Educacional, Fonoaudiologia.

Resumo

Este estudo propõe compreender a evolução dos estudantes e dos cursos de Fonoaudiologia do ano de 2004 à 2010. Foram analisados os dados expressos nos relatórios síntesedo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2004 à 2010 em relação ao perfil e conceito dos cursos de Fonoaudiologia, perfil dos estudantes e estatísticas da prova. Os resultados mostram que participaram 11.662 estudantes de fonoaudiologia, e que houve uma mudança no perfil dos estudantes de fonoaudiologia ao longo dos anos, com maior índice de acesso do sexo masculino, da cor/etnia pardo(a) e/ou mulato(a), e com diminuição nas notas do ENADE para o componente de formação específica, o que reflete uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva em Fonoaudiologia. No perfil dos cursos de Fonoaudiologia houve uma redução da oferta de cursos pela rede privada de ensino, uma ampliação das instituições públicas de ensino e conceitos superiores a média nacional.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréia Cristina Munzlinger dos Santos, Univag - Centro Universitário de Várzea Grande

Fonoaudióloga. Especialista em Docência no Ensino Superior. Docente no curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

Gabriela De Luccia, Univag - Centro Universitário de Várzea Grande

Fonoaudióloga. Especialista em Neuropsicologia pela UNIFESP-EPM. Doutorado em Ciências pelo Departamento pelo Distúrbio da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM. Coordenadora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Santos, A. C. M. dos, & De Luccia, G. (2015). Perfil dos estudantes de Fonoaudiologia segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20876

Edição

Seção

Artigos