Implicações de um diagnóstico: o que sentem as famílias dos sujeitos com deficiência?

Autores

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe
  • Thaís Alves de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Souza Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Solano Sávio Figueiredo Dourado Universidade Federal de Sergipe
  • Juliana Nascimento de Alcântara Universidade Federal de Sergipe
  • Marília Vasconcelos Araújo Lima Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Diagnóstico, Relação familiar.

Resumo

O presente trabalho objetiva evidenciar e discutir os sentimentos, as impressões pessoais e as características atribuídas pela família no que se referea ter um filho com deficiência. No caso desta pesquisa, todos apresentaram significativas alterações de linguagem subjacentes ao diagnóstico de autismo ou de paralisia cerebral. Metodologicamente caracterizou-se como uma pesquisa do tipo Estudo Qualitativo de Casos, com descrição numérica de categorias. Ao todo foram pesquisados 10 sujeitos. Todas as famílias foram submetidas a entrevistas iniciais, que foram transcritas e analisadas resultando num corpus de 20 relatórios. Como resultados, apontam-se as regularidades presentes nos discursos familiares em relação ao diagnóstico da deficiência, organizados posteriormente em 10 categorias: visão negativa (a rejeição, o susto, a tristeza, a agressividade, o preconceito, a dependência, o diferente, a dificuldade e a superproteção) e visão positiva (as potencialidades). Por meio deste estudo, foi possível contribuir para um melhor entendimento das implicações advindas do nascimento dessas crianças no seio familiar, bem como construir um material que dê subsídio e meios aos profissionais que buscam amparar tais sofrimentos na clínica fonoaudiológica e colaborar com essas famílias no enfrentamento de suas angústias e expectativas, conferindo-lhes a possibilidade de instituir uma nova visão sobre a criança com deficiência.

 

 

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Biografia do Autor

Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

Professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia - UFS

Doutora em Educação

 

Thaís Alves de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Fonoaudióloga

Departamento de Fonoaudiologia - UFS

 

Raquel Souza Silva, Universidade Federal de Sergipe

Fonoaudióloga

Departamento de Fonoaudiologia - UFS

 

Solano Sávio Figueiredo Dourado, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Ciências Fisiológicas - UFS

Fonoaudiólogo - Departamento de Fonoaudiologia - UFS

Juliana Nascimento de Alcântara, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação - UFS

Fonoaudióloga - Departamento de Fonoaudiologia - UFS

Marília Vasconcelos Araújo Lima, Universidade Federal de Sergipe

Estudante da Graduação em Fonoaudiologia - UFS

Bolsista PIBITI

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Givigi, R. C. do N., Souza, T. A. de, Silva, R. S., Dourado, S. S. F., Alcântara, J. N. de, & Lima, M. V. A. (2015). Implicações de um diagnóstico: o que sentem as famílias dos sujeitos com deficiência?. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20892

Edição

Seção

Artigos