Utilização de questionário no monitoramento dos resultados do treinamento auditivo

Autores

  • Liliane Desgualdo Pereira Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Audição, Transtornos da Audição, Percepção Auditiva.

Resumo

Introdução: Durante o treinamento auditivo de um indivíduo, é importante obter informações sobre seu comportamento auditivo no cotidiano. Objetivo: Monitorar o comportamento auditivo por meio do uso do Fisher's auditory problems checklist em indivíduos diagnosticados com distúrbio do processamento auditivo, que realizaram treinamento auditivo. Métodos: Participaram 19 indivíduos, com idade entre 12 a 15 anos. Estes indivíduos foram submetidos individualmente a treinamento auditivo de escuta dicótica, baseado no Dichotic Interaural Intensity Difference, proposto por Frank Musiek e organizado em oito sessões, com duração de 50 minutos cada. Os participantes foram distribuídos em grupos, de acordo com as alterações funcionais em atenção seletiva; em processamento temporal; ou em ambos os processos auditivos avaliados. Metade de cada grupo recebeu intervenção de uma vez por semana e a outra metade, duas vezes por semana. O questionário utilizado para monitorar o treinamento auditivo apresenta 24 questões, que fornecem dados sobre o comportamento auditivo do indivíduo. O pai ou o responsável foi orientado a responder cada questão lida pela avaliadora, marcando com um “X” as queixas percebidas em três momentos: pré, metade e pós-intervenção. Resultados: Houve diferença estatística no escore total em todos os grupos, e diminuição da pontuação sobre as queixas na metade do treino e também no final.   Com relação à frequência das sessões, não houve diferença entre os grupos, tendo as queixas diminuído, com pontuação similar.  Conclusão: O questionário pode ser usado para monitorar o comportamento auditivo durante uma intervenção.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liliane Desgualdo Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993), e Livre-Docência pela Disciplina dos Distúrbios da Audição do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP(2005) . Atualmente é Professor Associado da Escola Paulista de Medicina -Universidade Federal de São Paulo. É parecerista ad hoc dos periódicos : - Pró-Fono, - Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, - J. Soc. Bras. Fonoaudiol, e - Distúrbios da Comunicação Humana (PUC-SP). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, percepção auditiva, testes auditivos, processamento auditivo central (neuroaudiologia) , crianças , adultos e idosos. Coordenadora do Departamento de Audição e equilibrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006-2007).Diretora da Academia Brasilleira de Audiologia(2007-2008).Chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (2003-2009).

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Pereira, L. D. (2015). Utilização de questionário no monitoramento dos resultados do treinamento auditivo. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/21199

Edição

Seção

Artigos