Programa fonoaudiológico de promoção de letramento (PFPL): eficácia na compreensão de leitura em escolares

Ainoã Athaide Macedo, Juliana Nunes Santos, Andreia Gomes de Oliveira, Vanessa de Oliveira Martins-Reis

Resumo


Introdução: O produto final esperado ao término do ensino fundamental formal é principalmente a compreensão em leitura satisfatória, necessária para a mediação da aprendizagem por meio do formato escrito em outras disciplinas escolares. Entretanto, estatísticas mostram que muitos dos estudantes concluem o Ensino Fundamental com déficits significativos na compreensão de textos. Objetivo: Investigar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico de Promoção do Letramento (PFPL) na melhora da compreensão de leitura de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte. Material e Método:Foram selecionadas por conveniência duas turmas do 4º ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte. Das turmas selecionadas, uma participou do Programa Fonoaudiológico de Promoção do Letramento (PFPL) e seus alunos constituíram o Grupo Caso, os alunos da outra turma constituíram o Grupo Controle e após o término da pesquisa receberam a mesma intervenção que o grupo caso. O PFPL contemplou atividades de leitura compartilhada, estratégias de Scaffolding e para elaboração discursiva coletiva, além de tarefas de processamento fonológico e ortográfico. A compreensão de leitura dos estudantes de ambos grupos foi avaliada pela sub prova 10 ( compreensão de textos) do PROLEC, antes e depois da finalização do programa. Resultados: Os grupos apresentaram desempenho semelhante na avaliação inicial, com alta prevalência de crianças com dificuldades na compreensão de leitura. Após a aplicação do PFPL o desempenho em compreensão de leitura das crianças do Grupo Caso melhorou de forma significativa, enquanto que o desempenho das do Grupo Controle não se alterou. Conclusão: O PFPL mostrou-se eficaz na melhora da compreensão de leitura de crianças.

 


Palavras-chave


Fonoaudiologia; Leitura; Compreensão; Criança.

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