Achados audiológicos de lactentes com síndrome de Down

Autores

  • Nádia Giulian Carvalho Universidade Estadual de Campinas
  • Christiane Marques do Couto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Tatiana Guilhermino Tazinazzio Coelho Costa Diretora de saude e saneamento na Prefeitura Municipal de Lucélia
  • Thaís Antonelli Diniz Hein UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Maria Francisca Colella Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Palavras-chave:

Audição, síndrome de Down, Triagem, Vias auditivas, Eletrofisiologia.

Resumo

A síndrome de Down envolve sinais morfológicos que predispõem o surgimento de alterações auditivas. É fundamental para o desenvolvimento global do indivíduo a identificação precoce de alterações auditiva e a Triagem Auditiva Neonatal é o primeiro passo para que ela ocorra. No entanto, são escassos estudos que descrevem a audição desta população ainda nos primeiros meses de vida. Objetivo: Avaliar os achados audiológicos de lactentes com síndrome de Down na triagem auditiva neonatal e na avaliação audiológica considerando-se as variáveis sexo, indicadores de risco e idade gestacional. Materiais e Métodos: Pesquisa do tipo experimental, descritiva, transversal, constituída de lactentes com síndrome de Down, que permaneceram na UTI e/ou Cuidados Intermediários. Foi realizada triagem auditiva neonatal e independente dos resultados, os lactentes foram encaminhados para investigação audiológica. Resultados: Na triagem auditiva neonatal 71,4% dos lactentes falharam, não houve relação de significância das falhas com as variáveis correlacionadas. A partir da análise conjunta dos testes auditivos verificou-se audição normal bilateral em 42,85% e perda auditiva condutiva em 57,14%. Conclusão: A maioria dos lactentes com síndrome de Down falhou na triagem auditiva e em mais da metade que falhou, a alteração auditiva foi encontrada e/ou confirmada, sendo a perda auditiva condutiva a mais frequente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nádia Giulian Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP (2011). Realizou iniciações científicas na área de abordagem grupal em fonoaudiologia financiadas pelo CNPq. Em 2012- 2013 Aprimoramento/ Especialização em Saúde Auditiva na UNICAMP. Em 2013-2014/agosto foi Fonoaudióloga na Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus dos Perdões -SP. Em 2014 iniciou Mestrado em Ciências com concentração em Saúde da Criança e do Adolescente no CIPED/UNICAMP.

Christiane Marques do Couto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (1989), mestrado em Ciências pelo curso de Física da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pelo curso de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico audiológico, prótese auditiva, mensuração com microfone sonda, acústica do sistema auditivo.

Tatiana Guilhermino Tazinazzio Coelho Costa, Diretora de saude e saneamento na Prefeitura Municipal de Lucélia

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Marília (1999).  Especialista em Audiologia Clínica e Educacional pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Crâniofaciais da Universidade de São Paulo com atuação exclusiva de 40 horas/semanais no período de 2000 à 2002 no Centro de Pesquisa Audiológica.  Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Diretora de saude e saneamento na Prefeitura Municipal de Lucélia

Thaís Antonelli Diniz Hein, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2008) , especialização em Fonoaudiologia e Saude Auditiva pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e mestrado em Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2013) . Atualmente é Fonoaudiologo da Universidade Estadual de Campinas e Fonoaudiólogo do Centro de Educação Especial Síndrome de Down. Atuando principalmente nos seguintes temas: Recém-Nascido, triagem auditiva neonatal, PEATE automático.

Maria Francisca Colella Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Professor Associado-MS5-1 do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas /Unicamp. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1985), mestrado(1993) e doutorado(1998) em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo e pós doutorado pela Universidade Estadual de Campinas(2009). É docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas /Unicamp.Foi coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia no período e julho de 2006 a julho de 2014.Atualmente é coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Unicamp e tutora.É supervisora titular do Programa de Aprimoramento Fonoaudiologia:Saúde Auditiva/FCM/Unicamp e Professor Pleno dos Programas de Pós Graduação/FCM/Unicamp Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação.É orientadora de mestrado e doutorado.Suas linhas de Pesquisa são:triagem auditiva neonatal, diagnóstico audiológico infantil e avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo.É avaliadora de curso de graduação pelo SINAES/INEP.Foi diretora tesoureira da Academia Brasileira de Audiologia no biênio 2011-2013. .

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Carvalho, N. G., do Couto, C. M., Costa, T. G. T. C., Hein, T. A. D., & Santos, M. F. C. (2016). Achados audiológicos de lactentes com síndrome de Down. Distúrbios Da Comunicação, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/21801

Edição

Seção

Artigos