Análise de estórias clássicas infantis como recurso motivacional na terapia vocal

Autores

  • Eliane Santos Fernandez Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elaine Pavan Gargantini Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Iára Bittante de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Sheila Cristina Bordin Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

criança, biblioterapia, disfonia, livros, voz

Resumo

Introdução: a motivação da criança disfônica para melhor compreensão e aderência à terapia vocal é imprescindível. Estratégias terapêuticas constituem um desafio ao fonoaudiólogo e assim, recursos bibliográficos podem contribuir para facilitar a compreensão da criança em relação à importância da voz e comportamentos vocais adequados. Objetivo: selecionar e analisar livros clássicos infantis que envolvam contextos relacionados a voz, com intuito de motivar crianças disfônicas em processo terapêutico.Método:foi realizada análise documental de estórias clássicas infantis, disponíveis em meio eletrônico e em papel. Foram selecionadas estórias que envolvessem descrições da voz de personagens ou alusões à voz, de forma a poder atrair a atenção da criança e facilitar sua compreensão sobre diferentes aspectos relacionados à produção vocal. As estórias selecionadas foram lidas e organizadas de acordo com critérios de inclusão.Resultados: foram encontradas estórias em sua maioria tradicionais, que enfocam a voz tanto como característica positiva de personagens, como envolvendo tramas que possibilitam sua valorização. Por outro lado, alguns contos focam as peculiaridades da voz de forma negativa,o que pode facilitar também a reflexão infantil sobre as desvantagens de uma voz não saudável.Conclusão: a literatura infantil há muito tempo aborda a voz de diferentes formas. Isso pode proporcionar de forma lúdica, oportunidades de reflexão pela criança sobre as vantagens de uma voz saudável e “bonita”. Tal recurso pode ser utilizado pelo fonoaudiólogo como meio motivacional no processo terapêutico.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Santos Fernandez, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bolsista iniciação científica, FAPIC Reitoria, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Elaine Pavan Gargantini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bolsista iniciação científica, FAPIC Reitoria, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Iára Bittante de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Fonoaudiologa, especialista em voz. Professora titular da Faculdade de Fonoaudiologia da Pontificia Universidade Católica de Campinas.

Sheila Cristina Bordin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Bolsista iniciação científica, FAPIC Reitoria, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Fernandez, E. S., Gargantini, E. P., de Oliveira, I. B., & Bordin, S. C. (2015). Análise de estórias clássicas infantis como recurso motivacional na terapia vocal. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/21817

Edição

Seção

Artigos