Fonoaudiologia em Webradio

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Laiane Maria Gastaldello Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Webcasts, Radio, Meios de Comunicação, Educação.

Resumo

Objetivo:caracterizar e analisar a literatura fonoaudiológica referente a atuação em WEBradio. Métodos: Revisão Sistemática da literatura. Foram feitas buscas nas bases Google Acadêmico e Scieloe anais de congressos (Fonoaudiologia: SBFa e Comunicação: INTERCOM). As publicações foram selecionadas para Revisão Sistemática a partir de critérios de inclusão/exclusão e aplicação de Testes de Relevância. Os dados foram organizados, sintetizados, classificados em quadros que apresentam uma caracterização das publicações e das ações fonoaudiológicas neles descritos. Resultados: Seis publicações foram selecionadas após os testes de Relevância, assim caracterizadas: todas em anais de congressos (83% INTERCOM); referentes a WEBradios universitárias educativas. Apenas uma publicação tem autoria fonoaudiológica; as demais são da área da Comunicação. As ações fonoaudiológicas não se encontram no foco das publicações; elas apresentam caráter clínico e educativo; são desenvolvidas de modo processual e envolvem: idealização da WEBradio; seleção de vozes de locutores; direção vocal na gravação dos programas: assessoria aos locutores; orientação de saúde vocal e atendimentos (avaliação, terapia e oficinas). Os temas/conteúdos fonoaudiológicos são os mesmos propostos para a realidade das rádios hertzianas, sem especificidades para WEBradio. Conclusão: Faltam estudos que sistematizem as experiências fonoaudiológicas junto a radialistas de emissoras sediadas exclusivamente na internet de maneira clara, detalhada e aprofundada; e que subsidiem reflexões e discussões acerca das perspectivas, características e especificidades da atuação da Fonoaudiologia em WEBradio.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Fonoaudióloga; Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Docente dos cursos da Faculdade de Ciências de Saúde (FACIS) e dos cursos de Jornalismo e Rádio, Televisão e Internet da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Laiane Maria Gastaldello, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

 

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Penteado, R. Z., & Gastaldello, L. M. (2015). Fonoaudiologia em Webradio. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/21963

Edição

Seção

Artigos