Treinamento muscular respiratório na doença do refluxo gastroesofágico de sujeitos com DPOC: revisão de literatura

Autores

  • João Rafael Sauzem Machado Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eduardo Matias dos Santos Steidl Universidade Federal de Santa Maria.
  • Renata Mancopes Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Transtorno de deglutição, Refluxo gastroesofágico, Aspiração respiratória, DPOC, Treinamento muscular respiratório, Reabilitação.

Resumo

O objetivo foi realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos do treinamento muscular respiratório na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) de sujeitos com DPOC. Para a seleção dos estudos foram utilizados os descritores: “Gastroesophageal Reflux”, “Respiratory aspiration” e “COPD” nas bases de dados PubMed, LILACS, ScIELO e TripDataBase, entre os meses de janeiro de fevereiro de 2015. Como critérios de seleção foram adotados: artigos publicados em Português, Inglês ou Espanhol, sem limitação de ano. Os títulos e resumos foram lidos e caso houvesse dúvidas quanto ao objetivo da pesquisa de cada artigo, o mesmo era lido na íntegra. Após a leitura dos títulos, resumos e, se necessário, a íntegra do texto para melhor compreensão do trabalho, foram elencados os artigos que tivessem maior relação com o objetivo da pesquisa. A pesquisa realizada com os descritores propostos gerou um total de 324 artigos. Após a primeira análise foram selecionados 68, destes 32 foram excluídos por repetição. Os 36 artigos restantes foram avaliados conforme o objetivo do estudo, finalizando em 12. No entanto, nenhum teve como objetivo verificar os efeitos do treinamento muscular respiratório na DRGE de sujeitos com DPOC. Dessa forma, os autores realizaram uma revisão de literatura a fim de fornecer bases teóricas para futuras pesquisas sobre a temática. Conclui-se com este estudo que até o momento não há pesquisas que avaliaram os efeitos do treinamento muscular respiratório sobre a DRGE de sujeitos com DPOC, o que sugere a necessidade de realizar pesquisas abordando a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Rafael Sauzem Machado, Universidade Federal de Santa Maria.

Fisioterapeuta, mestrando em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM).

Eduardo Matias dos Santos Steidl, Universidade Federal de Santa Maria.

Fisioterapeuta, mestre e doutorando em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM).

Renata Mancopes, Universidade Federal de Santa Maria.

Fonoaudióloga, Doutora, Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Machado, J. R. S., Steidl, E. M. dos S., & Mancopes, R. (2015). Treinamento muscular respiratório na doença do refluxo gastroesofágico de sujeitos com DPOC: revisão de literatura. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22464

Edição

Seção

Artigos