Desconfortos, sinais e sintomas vocais em técnicos e preparadores físicos de futebol

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Metodista de Piracicaba
  • Noelle Bernardi Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
  • Maria Luísa Meneghetti Calçada Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Maria Imaculada Montebelo Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Palavras-chave:

Voz, Fonoaudiologia, Futebol, Promoção da Saúde, Educação Física e Treinamento, Educação.

Resumo

Objetivo: Comparar a presença de sinais e sintomas vocais e de desconfortos no trato vocal, autorreferidos, por Técnicos e Preparadores Físicos de futebol. Métodos: são sujeitos 13 Preparadores Físicos (PF) e 13 Técnicos (T) de times da série A da primeira fase do Campeonato Paulista de Futebol 2012. Foram aplicados os instrumentos: Questionário de Sinais e Sintomas Vocais (QSSV) e Escala de Desconforto no Trato Vocal (EDTV); usou-se também testes estatísticos para a comparação de categorias. Resultados: Média de Sinais/Sintomas vocais: T=2,17 e PF=2,38. Média de ocorrência de desconfortos: T=3,33 e PF=3,61; de frequência de desconfortos: T=6,66 e PF=7,69 e de intensidade de desconfortos: T=7,00 e PF=9,15. Para as duas categorias os Sinais/Sintomas mais referidos foram rouquidão e voz cansada; e o Desconforto no trato vocal com maiores médias de frequência e de intensidade foi secura. Não houve diferença significativa (p>0,05) entre as categorias. Conclusões: A presença de desconfortos, sinais e sintomas vocais alerta para condições de risco para disfonia em ambas as categorias. As questões de uso profissional da voz e de cuidado e saúde vocal merecem a atenção dos Técnicos e Preparadores Físicos de futebol e também dos profissionais das áreas de Educação e Saúde que atuam na formação e na assessoria junto a educadores físicos e profissionais do futebol.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); docente de cursos da Faculdade de Ciências de Saúde (FACIS) e da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Rio Claro.

Noelle Bernardi Silva, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Fonoaudióloga pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Maria Luísa Meneghetti Calçada, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Mestre em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP); docente da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Maria Imaculada Montebelo, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Doutora em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP); docente da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP

Publicado

2015-11-13

Como Citar

Penteado, R. Z., Silva, N. B., Calçada, M. L. M., & Montebelo, M. I. (2015). Desconfortos, sinais e sintomas vocais em técnicos e preparadores físicos de futebol. Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23166

Edição

Seção

Artigos