Atenção primária à saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos

Autores

  • Débora Moura Universidade Federal da Bahia
  • Vladimir Andrei Rodrigues Arce Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, desenvolvimento de pessoal, atenção primária à saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar as concepções dos docentes dos Cursos de Fonoaudiologia da Bahia sobre Atenção Primária à Saúde (APS) e investigar suas práticas pedagógicas relacionadas ao tema. Métodos: estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e análise dos currículos. A análise de conteúdo ocorreu a partir de categorias pré-definidas e categorias que emergiram das respostas coletadas. Resultados: de maneira geral, o estudo mostrou que os sujeitos têm pouco tempo de docência em Saúde Coletiva (SC), com formação acadêmico-profissional apresentando restrita relação com a área, quando comparada às áreas clínicas especializadas, podendo ocasionar dificuldades no desenvolvimento de práticas na APS. Apresentaram fragilidades quanto à concepção da APS, abordando com maior frequência os atributos, acesso e integralidade em detrimento da longitudinalidade e coordenação do cuidado, sugestivo da necessidade de maior aproximação da Fonoaudiologia à APS. Quanto à prática docente, percebeu-se um diálogo inconsistente das ações com os atributos da APS. Conclusões: há desafios quanto ao ensino da APS referentes às concepções e práticas pedagógicas nos cursos de Fonoaudiologia da Bahia. Observa-se fragilidade na apropriação teórica e pedagógica para a efetivação de mudanças no processo ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Moura, Universidade Federal da Bahia

Fonoaudióloga pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Micropolítica da Gestão da Educação e Trabalho na Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Professora Substituta/Auxiliar de Saúde Coletiva no Departamento de Fonoaudiologia/UFBA. Apoiadora Pedagógica na Universidade Aberta do SUS (UNASUS), atuando na Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET), da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).

Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia. Professor efetivo do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Departamento de Fonoaudiologia, na área de Saúde Coletiva.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Moura, D., & Arce, V. A. R. (2016). Atenção primária à saúde: concepções e práticas de docentes fonoaudiólogos. Distúrbios Da Comunicação, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23206

Edição

Seção

Artigos